Ban Ki-moon diz que as pessoas tem direito a informação que afeta as suas vidas e os estados tem a obrigação de fornecer essa informação; ele participou de evento em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a liberdade de expressão é um direito humano fundamental, consagrado no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Ban participou nesta quinta-feira de evento na sede da ONU em Nova York, para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio.
Métodos
Ele ressaltou que os que detêm o poder usam vários métodos para limitarem a liberdade dos meios de informação: impostos elevados aumentam o preço dos jornais dificultando a compra, rádios independentes e estações de TV são retiradas do ar quando criticam governos e sites da internet são censurados.
O Secretário-Geral recordou também os perigos que os jornalistas continuam enfrentando. Em algumas regiões do mundo eles são intimidados, detidos e mesmo mortos, simplesmente por exercerem a profissão.
Ban Ki-moon lembrou que o ano passado a Unesco condenou a morte de 77 jornalistas.
Ban afirmou que condena todos esses assassinatos e insistiu sobre a importância de julgar os responsáveis. Ele ressaltou que todos os governos tem a obrigação de proteger os profissionais da informação.
Transparência
O Secretário-Geral disse que a impunidade facilita o trabalho de criminosos e dá mais poder aos que tem algo para esconder.
Ele afirmou que as pessoas tem direito a informação que afeta as suas vidas e os estados tem a obrigação de fornecer essa informação. Ban enfatizou que essa transparência é essencial para a boa governança.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




