Câmara Municipal de Feira de Santana comemora edição 2010 do ‘Dia Municipal de O Livro dos Espíritos’

Prefeito Tarcízio Pimenta e Márcio Campos de Oliveira, palestrante.
Prefeito Tarcízio Pimenta e Márcio Campos de Oliveira, palestrante.

Estudos da imortalidade da alma e da relação do homem com os espíritos foram apresentados, na noite desta sexta-feira (23/04/2010), pelo palestrante Márcio Campos de Oliveira, durante sessão especial da Câmara Municipal. O evento marcou o Dia Municipal de O Livro dos Espíritos.

Durante o evento estiveram presentes compondo a mesa, o prefeito Tarcízio Pimenta, primeira dama Graça Pimenta, vice-prefeito Paulo Aquino, que esteve representando o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente coronel André Eduardo Bélico, e o coordenador geral do Conselho Espírita Carlito Moreira, além do presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Passos Ataide.

O prefeito Tarcízio Pimenta entregou uma placa em homenagem ao palestrante Márcio Campos. E recebeu do Conselho Espírita uma coleção com cinco livros da doutrina espírita. A lei criando a comemoração ao Dia Municipal de O Livro dos Espíritos foi criada pelo ex-vereador e secretário municipal Antônio Calos Coelho.

O palestrante lembrou que no dia 11 de dezembro de 1847, a família Fox (John e Margareth Fox, mais as filhas Kate, Margareth e Leah) começou a estudar fenômenos em sua casa, em Hydesville, Nova York, denominados de “mesa flutuante”.

Descobriram então que “as mesas flutuantes” respondiam a perguntas inteligentes. Daí o fenômeno foi para a Europa, chamando a atenção de pesquisadores. A partir daí, Hippolyte Leon Rivail, que se tornou Allan Kardec, passou a estudar os fenômenos.

Em 18 de abril de 1857, Allan Kardec lança, na França, a primeira edição do livro. Continha 501 perguntas. Veio depois a segunda edição em 1860, ampliada, com 1.019 perguntas. A segunda edição é justamente a comemorada pelos espíritas em função de ser a acompanhada nos estudos.

Conforme o palestrante Márcio Campos, a segunda edição trouxe a introdução aos estudos espíritas. “O espiritismo surge como uma ciência nova, dedicada aos estudos das causas espirituais. Mostra a série progressiva de fenômenos que ocorrem, desde as mesas flutuantes até a psicografia”.

Márcio Campos ressaltou as causas primárias dos estudos espíritas, tendo como ponto de partida os estudos sobre “que é Deus”. Apresentou a definição de que Deus é “inteligência suprema e a causa primária ou primeira das coisas”.

Apresentou ainda outros livros espíritas e suas propriedades, a exemplo de “O Livro dos Espíritas” e “O Evangelho Segundo os Espíritas”. “E a quarta parte que vem aprofundar os estudos é o livro O Céu e o Inferno”.

Carlito Moreira também autorizou a entrega de uma placa em nome da entidade a Márcio Campos. Ainda foi homenageado com livros espíritas o ex-vereador Antônio Carlos Coelho.

Ao presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde, também foi entregue uma coleção com cinco obras básicas da doutrina espírita. E à primeira dama Graça Pimenta foi entregue um buquê de rosas. Já a mãe do palestrante também recebeu um buquê de flores.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading