Em um exemplo inédito da integração entre a produção de notícias e a informática, a Universidade de Columbia, em Nova York, anunciou planos de criar um mestrado em Ciências da Computação e Jornalismo, informou o site da universidade.
“A maior parte dos meios de comunicação ainda não abraçou totalmente a revolução digital”, afirmou o diretor acadêmico do Departamento de Jornalismo, Bill Grueskin. “Este programa é destinado a formar pessoas com o mais alto nível de treinamento em jornalismo e, ao mesmo tempo, com habilidades técnicas que vão desde a busca de dados digitais até o desenvolvimento de imagens computacionais.”
O programa, com duração de cinco semestres, começa a receber inscrições em outubro de 2010. O centro de jornalismo digital da Columbia, criado no começo deste ano, será parceiro no mestrado.
Outro caso interessante de interação entre informática e jornalismo foi a criação, pela Associated Press, de quatro times regionais de investigação para auxiliar os repórteres da agência. Essas equipes terão especialistas em Reportagem Auxiliada por Computador, acesso a dados públicos, ferramentas interativas e reportagem tradicional. Veja no site da Poynter o memorando que a AP enviou aos funcionários na semana passada.
Outras notícias relacionadas:
Os jornalistas treinados em informática na Columbia conseguirão eliminar o abismo entre a mídia e a tecnologia? (Wired)
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




