Comitiva CBF/FIFA vistoria obras da arena Fonte Nova

Salvador foi a última cidade sede a receber a equipe do Departamento de Estádio do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014, chefiada por Carlos de La Corte. Representantes do governo da Bahia e engenheiros do Consórcio Fonte Nova recepcionaram os membros da CBF/Fifa durante a visita técnica realizada nesta quarta-feira (19/05/2010).

Após conhecerem a maquete e verificarem todas as intervenções em andamento no local, a equipe da CBF/Fifa se reuniu com os representantes da Bahia. Conforme o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, a reunião foi proveitosa. “O resultado do nosso encontro foi excelente. Tivemos uma conversa muito boa, mostramos todo o cronograma e tudo o que foi realizado até o momento. Nas palavras do próprio Carlos de La Corte, o nosso projeto é vivo. Ou seja, já está consolidado e poucos ajustes poderão surgir no decorrer do tempo”.

A Assembleia Legislativa já aprovou o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo de R$ 400 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para execução do projeto da Arena Fonte Nova.

O secretário informou ainda que a expectativa é que em junho já esteja tudo liberado para o financiamento. “No início da semana que vem, uma carta da COL será encaminhada ao BNDES dizendo que o nosso projeto foi aprovado. Demos entrada com a carta consulta e o governo do Estado finalizou entendimentos com a Secretaria do Tesouro Nacional que garantem nossa capacidade de endividamento”.

PPP

Vasconcelos ressaltou que a parceria público privada (PPP) já apresentou avanços expressivos. “A alternativa que adotamos de PPP nos permite não apenas a segurança de desenvolvermos o projeto executivo imediatamente, mas também no nível posterior, inclusive na operação do equipamento”. Além de todo o entorno da Fonte Nova ter sido cercado com tapumes, as cadeiras do anel superior também foram removidas.

O diretor de negócios e relações institucionais da Fonte Nova Negócios e Participações, Marcos Lessa, está otimista com o início próximo das obras. “Há um esforço muito grande de todas as entidades e órgãos envolvidos nesse processo, um empenho relevante de todos os órgãos do poder público, sempre respeitando a legislação e as regras”.

Na ocasião, o superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo de Salvador (Sucom), Claudio Silva, informou que, no máximo até segunda-feira (24), será expedida a licença para a demolição mecânica. “Quando for liberada essa licença poderemos ampliar as intervenções na Fonte Nova”, disse Nilton Vasconcelos.

No projeto, a abertura sul, onde é possível se visualizar o Dique do Tororó, foi mantida, pois é uma entrada importante de ar úmido, minimizando a temperatura no interior da arena. Juntamente com o alemão Claas Schulitz, o arquiteto Marc Duwe, da Setepla Tecnometal, é o responsável pelo projeto da Arena Fonte Nova. O escritório Schulitz Partner Architekten foi o responsável pelo projeto do estádio de Hannover (AWD Arena), construído para a Copa de 2006 na Alemanha.

Arena Fonte Nova foi pensada para reduzir impactos

Marc explicou que detalhes foram pensados para manter a harmonia e causar o menor impacto possível no entorno. “As arquibancadas foram levemente inclinadas para que a altura ficasse no limite e não prejudicasse a visibilidade do Dique do Tororó. O nível do gramado foi mantido para que a drenagem das águas da chuva ocorra de forma eficiente. Nesse caso, também consideramos o nível do Dique. Todo o projeto foi desenvolvido visando manter o partido arquitetônico”, garante.

Sobre a liberação dos licenciamentos, Marc Duwe foi enfático. “Por experiência própria, é melhor levarmos um tempo maior na elaboração do projeto, nos estudos, nos licenciamentos, porque isso evitará que a obra seja prejudicada lá na frente”.

Marcos Lessa lembra que, na arena, poderão ser realizados vários perfis de entretenimento. “Vamos ter algo muito moderno para Salvador, que é uma cidade com extrema vocação turística. O modelo que estamos trazendo pra cá é multiuso, aplicado nos principais centros do mundo. Poderemos assistir a jogos de futebol e grandes eventos. Isso porque o projeto aproxima o público do conteúdo, que é o campo de futebol”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading