Realidades e perspectivas de pesquisa e uso de etanol de mandioca. Este é o tema da reunião técnica que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza em 25 de maio de 2010, das 8h às 16h.
Destinado a pesquisadores, analistas, professores, produtores, empresários e administradores, o evento tem como objetivo compartilhar as experiências de diversas instituições de pesquisa sobre o etanol de mandioca. “Na atual conjuntura da cadeia produtiva da cultura, é imprescindível iniciar um esforço de pesquisa e desenvolvimento com foco bem definido e parcerias agregadoras”, afirma o pesquisador Álvaro Bueno, um dos coordenadores da reunião, juntamente com Vanderlei Silva.
Hoje, todo álcool combustível brasileiro é extraído da cana-de-açúcar, de forma que o desenvolvimento de fontes alternativas tem importância estratégica para o país. Além disso, o etanol é um biocombustível renovável que pode contribuir de forma significativa para reduzir a emissão de gases poluentes.
Programa
A reunião terá cinco palestras e um fórum para discussões. Os pesquisadores Vanderlei Silva e Álvaro Bueno vão abordar, respectivamente, a pesquisa com mandioca na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e as perspectivas de pesquisa com etanol de mandioca na Unidade. “A pesquisa deverá desenvolver novos genótipos de mandioca com aptidão específica para a produção de álcool”, explica Vanderlei.
Hilton Gomes, diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Idan) e ex-pesquisador da Embrapa, fala sobre a produção de etanol e amido de mandioca e o uso da biomassa da planta na geração de energia e alimentação de ruminantes em Gana.
Cláudio Cabello, diretor do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat) e Silvia Belém Gonçalves, pesquisadora da Embrapa Agroenergia, apresentam o andamento das pesquisas com etanol de mandioca em suas instituições.
*Com informações de Léa Cunha
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




