Governo de Tarcízio Pimenta entrega Unidade Básica de Saúde da Baraúnas nesta sexta-feira. Confira estas e outras notícias da PMFS.

Saúde Digital racionaliza recursos

A racionalização dos recursos administrados pela Prefeitura de Feira de Santana em virtude da implantação do programa Saúde Digital é destaque na edição desta quinta-feira (20/05/2010) do jornal “A Tarde”, de Salvador.

O sistema, além de permitir um maior número de pessoas, torna o atendimento ainda mais eficiente. Conforme dados, de 2008 para 2009, houve um considerável aumento no número de procedimentos. Subiu de 890 mil para 1 milhão e 270 mil.

O programa Saúde Digital está implantado em todas as seis Policlínicas 24 Horas existentes no município. Elas estão localizadas nos bairros Tomba, Rua Nova, Feira X, George Américo, Parque Ipê e no distrito de Humildes. A informatização também alcança o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), os postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Cassa), dos bairros Parque Ipê, Jardim Cruzeiro e Rua Nova, e do Programa de Saúde da Família (PSF) I e II dos distritos de Humildes e Jaguara, além dos localizados no bairro Fraternidade.

A meta do prefeito Tarcízio Pimenta é terminar o ano de 2010 com toda rede de saúde municipal interligada. “Não só conseguimos racionalizar os recursos da Prefeitura como também humanizar o atendimento”, disse o prefeito.

Últimos dias para vacinação do idoso

Os idosos, com 60 anos ou mais, que ainda não tomaram a vacina contra o vírus da influenza sazonal (gripe comum) devem ficar atentos. Nesta sexta-feira (21) a campanha será encerrada em todo o país.

O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, ressalta a importância da vacinação. “A partir do momento que é imunizado, o idoso corre menos risco de ser hospitalizado ou até mesmo de vir a óbito por conta de complicações causadas por doenças respiratórias”, salienta.

A campanha, cuja meta é vacinar 47.058 pessoas, teve início no dia 8 de maio, quando 67 idosos do Lar do Irmão Velho receberam a dose da vacina. Já no dia 10 de maio, foi iniciada a última etapa de imunização contra a influenza H1N1, voltada para os adultos de 30 a 39 anos.

Entre profissionais de saúde, gestantes, crianças de zero a dois anos, doentes crônicos e adultos de 20 a 29 e de 30 a 39 anos, a meta é vacinar 177.434 cidadãos contra a influenza H1N1. A campanha teve início em 8 de março.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, faz um chamado para que a população ainda não imunizada vá até as unidades de saúde. “Os cidadãos que se enquadram no perfil das duas campanhas devem se dirigir a unidade de saúde do bairro em que residem para tomarem a vacina”, declara.

As vacinas estão disponíveis nos 84 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos 16 postos da Unidade Básica de Saúde (UBS) que compõem a rede municipal de saúde.

Entrega da UBS das Baraúnas na 6ª

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Milésio Ledoux Vargas, no bairro Baraúnas, será entregue após reforma e instalação do programa Saúde Digital, pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta sexta-feira (21).

Praticamente todos os serviços já foram executados e, nesta quinta-feira (19), operários retocavam a pintura com o nome da unidade no muro, além de funcionários realizarem a limpeza.

De acordo com o gerente da unidade, Nerivan da Silva, 35 anos, a UBS voltaria a funcionar normalmente a partir das 9 horas desta quinta-feira (20). Inclusive, o posto funciona diariamente, independente da reforma.

O prédio passou por reforma geral, o que inclui pintura interna e externa e reparos no telhado, além de receber 12 computadores e sala de sinais vitais. Nesta quinta-feira, o prefeito Tarcízio Pimenta vistoriou os trabalhos finais, acompanhado do secretário de Comunicação Social Edson Borges, e autorizou a implantação de um jardim na área da unidade.

“Todo o serviço que foi feito humaniza o atendimento consideravelmente e melhora muito o espaço. Só temos a ganhar com esta iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana”, afirma o gerente.

Quem também está satisfeita com a reforma e a implantação do programa é a manicure Jaciara Pereira, 30 anos. “Sempre que preciso venho ao posto e senti uma mudança incrível. Está ótimo mesmo”, afirma.

A UBS Dr. Milésio Ledoux Vargas presta serviços odontológico, de pediatria, enfermagem e ginecologia, além de atendimento para diabéticos, pré-natal, sala de medicamentos, vacinação, curativos e agentes de saúde. São cerca de 300 pessoas atendidas diariamente.

Novo padrão para Policlínica do Tomba

A padronização externa da Policlínica do Tomba já está em fase de finalização desde esta quinta-feira (20). Assim como outras unidades de saúde do município, esta também ganhou pintura externa nas cores verde e vermelho, mas diferencia-se por ser a primeira unidade de saúde onde foi instalado o programa Saúde Digital.

O atendimento da unidade voltou ao normal a partir das 9 horas desta quinta-feira (20), mesmo com os trabalhos de limpeza, conforme o gerente administrativo da policlínica, José Pires Leal. O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou os retoques finais, junto com o secretário de Comunicação Social, Edson Borges.

Desde dia 15 de maio de 2009, os moradores do Tomba e região dispõem dos avanços conquistados após a implantação do programa Saúde Digital, que substituiu a forma de trabalho manual por informatizada.

Além de agilizar os serviços prestados, a quantidade de atendimentos realizados diariamente também teve um acréscimo. Antes da implantação do programa, a Policlínica atendia em torno de 180 pacientes por dia; hoje recebe cerca de 250 casos de emergência, ambulatoriais, ortopedia, neurologia e radiologia, dentre outros serviços.

Em um ano, foram prestados 206.380 atendimentos, entre consultas e procedimentos, e cadastrados 65% dos moradores do bairro Tomba, o equivalente a 32.500 pessoas. Nos primeiros quatro meses deste ano, a unidade realizou 23.106 consultas de emergência e 340 transferências.

Além da Policlínica do Tomba, outras cinco policlínicas estão interligadas ao Saúde Digital, localizadas nos bairros Rua Nova, Feira X, George Américo, Parque Ipê e distrito de Humildes. A informatização também alcança o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Cassa), dos bairros Parque Ipê, Jardim Cruzeiro e Rua Nova, e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) I e II dos distritos de Humildes e Jaguara, além dos localizados no bairro Fraternidade.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141850 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário