Secretário-Geral da ONU diz que, se a proposta for aceita e implementada, poderá servir como importante medida de construção da confiança e abrir as portas para uma solução negociada sobre o programa nuclear iraniano; Ban Ki-moon também fala sobre navio da Coreia do Sul que afundou com torpedo norte-coreano.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou que o Irã entregou nesta segunda-feira uma carta à Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, sobre o acordo assinado com Brasil e Turquia para a troca de urânio enriquecido por combustível nuclear.
Em coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova York, Ban disse que já manteve longa conversa por telefone com o diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, sobre o assunto.
Esforços
O Secretário-Geral voltou a saudar os esforços diplomáticos mantidos por Turquia e Brasil sobre uma solução para o programa nuclear iraniano, e disse que também conversou por telefone semana passada com o Ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim.
Ban ressaltou que vai se encontrar no final desta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro, durante o 3º. Fórum da Aliança das Civilizações.
Ele disse que, se a proposta com o Irã for aceita e implementada, poderá servir como importante medida de construção da confiança e abrir as portas para uma solução negociada sobre o programa nuclear do país.
Ban Ki-moon lembrou que o Irã deve mostrar grande transparência e enfatizou a necessidade de plena cooperação com a Aiea e com as resoluções do Conselho de Segurança.
Coreia do Sul
Durante a coletiva, o Secretário-Geral disse ainda que o órgão máximo da ONU deve realizar consultas sobre o navio da Coreia do Sul que afundou em 26 de março. Segundo um relatório internacional divulgado semana passada, o navio foi atingido por um torpedo submarino da Coreia do Norte.
Ban afirmou estar confiante que o Conselho de Segurança irá tomar medidas apropriadas sobre a gravidade da situação. O incidente, de acordo com ele, é um forte aviso sobre a urgência de se garantir a segurança e a estabilidade na península coreana.
O Secretário-Geral da ONU ressaltou que a ação deplorável da Coreia do Norte contraria os esforços internacionais de promoção da paz na região.
*Com informações da Rádio ONU
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




