Microempresas são maioria, mas empregam pouco e fecham cedo

Embora sejam maioria entre as empresas brasileiras, representando mais de oito em cada dez registros (88,7%), as microempresas empregam somente até nove pessoas e muitas delas não têm muitos anos de vida. Segundo o Cadastro Central de Empresas 2008, divulgado hoje (26/05/2010) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 40% das microempresas estabelecidas no país não passam de quatro anos de atividade.

A instabilidade no setor acaba se refletindo no pagamento de salários. De acordo com o estudo, em 2008 as microempresas pagaram em média 1,8 salário mínimo, enquanto que as grandes empresas pagaram mais que o dobro desse valor.

Ainda conforme o mapeamento do IBGE, a Região Sudeste concentrou 51,7% do total de empresas e deteve 55% do pessoal ocupado, pagando 63,4% do total de salários. A Região Sul vem logo atrás, seguida do Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Ao analisar os dados do IBGE, o economista Sílvio Sales, da Fundação Getulio Vargas (FGV), disse que está aumentando o número de empresas instaladas no interior do país. Isso, acrescentou, é resultado da expansão agrícola, da extração mineral em novas áreas e do avanço na estrutura viária e de comunicações.

“A dinâmica demográfica, que já não pressiona tanto as grandes cidades como no passado, também é uma evidência dessa tendência. O mesmo movimento de interiorização deve ser observado entre capital e interior dos estados”, acrescentou Sales.

O economista lembrou também que a distribuição salarial tem muita relação com a estrutura produtiva local. “São Paulo, com maior densidade econômica e com a presença de setores que exigem uma mão de obra mais qualificada, paga os salários mais elevados. No Distrito Federal é a presença da administração pública que eleva o salário médio. Na outra ponta, os estados com a presença de setores de menor produtividade, como pequeno comércio e indústrias tradicionais, têm salários médios menores.”

Sales enfatizou que a concentração de renda do país é confirmada pelo fato de que em apenas três locais – São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro – a média salarial supera a nacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading