Sem-terra apresentam pauta de reivindicação ao governador Jaques Wagner

Representantes do MST se reuniram nesta sexta-feira (30/04/2010) com o governador Jaques Wagner e os secretários Eduardo Salles (Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária) e Cézar Lisboa (Relações Institucionais) para apresentar a pauta de reivindicação. Entre os pontos principais citados pelos sem-terra estão os referentes a três eixos: produção, infraestrutura e terra.

Segundo Salles, durante as rodadas de negociação ocorridas com as lideranças do MST e o governo estadual foram acordados que as ações de reintegração de posse serão centralizadas na Casa Militar, que formará uma comissão para análise desses processos, visando ao aumento de produção e comprometimento da elaboração de projetos produtivos para o cacau, o café, a mamona e o leite nos assentamentos para serem enviados ao Incra.

Para o diretor estadual do MST, Márcio Matos, o apoio do governo da Bahia é importante para atração de recursos aos projetos do movimento. Ele afirmou que o governo tem se disponibilizado a negociar e a discutir as pautas de reivindicação. “Cada negociação é um passo que se avança para consolidar as conquistas. O processo de negociação foi extremamente positivo e conseguimos apoios significativos”, disse.

Em âmbito nacional, o Incra se comprometeu a construir a Adutora do Chapadão, em Vitória da Conquista, obra que vai atender 600 famílias de trabalhadores assentados, com investimentos de R$ 10 milhões.

Três projetos importantes foram aprovados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), que são a construção da Cooperativa Central dos Assentamentos da Bahia, a implantação do Centro de Cultura e Assistência Social e a Central das Associações Comunitárias de Ocupantes e Assentados do Semiárido Baiano.

Ainda serão disponibilizados pelo Estado para os assentamentos kits de mecanização e de irrigação elétrica, cinco casas de farinha, laticínio e despolpadeiras de frutas.

Resgate da cidadania

“Recebemos empresários, trabalhadores e movimentos sociais também. Aqui tem muita gente honesta e simples, que vem de longe buscar apoio para poder produzir, a fim de sobreviver de seu próprio trabalho. Recebemos a todos e por meio de uma conversa muito franca respondemos dentro do que é possível atender. Este é o resgate da cidadania que temos que fazer na Bahia e no Brasil. Sou a favor do assentamento, desde que este consiga produzir e dar condições de as pessoas viverem de seu próprio trabalho”, afirmou o governador.

Ele declarou que o Estado tem dado apoio aos assentamentos por meio de entrega de sementes, animais, adubo, equipamentos e financiamentos, “para que os integrantes do movimento tenham condições de produzir suas culturas, desenvolvendo a agricultura familiar nos assentamentos”. No total, a Bahia possui 35 mil famílias assentadas por meio da reforma agrária.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading