Senador João Durval reafirma defesa da semana de 40 horas

Senador João Durval defende a jornada de 40 horas semanais de trabalho.
Senador João Durval defende a jornada de 40 horas semanais de trabalho.

O senador João Durval Carneiro (PDT-BA) disse nesta quinta-feira (06/05/2010) que o povo brasileiro já está maduro para a jornada de trabalho de 40 horas semanais. Lembrando que o seu partido defende em seu programa essa nova carga horária, “a fim de combater o desemprego e aumentar o tempo livre do trabalhador”.

– Entendemos que o trabalho é a fonte de todos os bens e riquezas e que seus valores não são apenas econômicos, mas igualmente valores humanos, éticos, culturais e políticos. Defendemos, portanto, os valores humanos a partir do trabalho como uma das verdadeiras dimensões de justiça no conjunto das relações sociais – afirmou.

Durval citou o mestre indiano de Kriya Yoga, Paramahansa Yogananda (1893-1952), que defendia a divisão da semana em trabalho, diversão e cultivo do espírito, sendo cinco dias para ganhar dinheiro, um dia para descansar e um dia para praticar a introspecção e a realização interior.

O senador também citou o empresário do ramo automobilístico Henry Ford, que era apoiado por Yogananda. Ele via no lazer um valor industrial positivo, porque tinha a capacidade de aumentar o consumo. Segundo Ford, onde os povos trabalham mais, por muito tempo e com menos lazer, compram poucos bens.

– Não acredito que Henry Ford, o pai da indústria automobilística, e Yogananda, um dos maiores vultos espirituais contemporâneos, estivessem enganados. Por essa razão, sou um entusiasta da redução da jornada para 40 horas semanais – afirmou.

Durval listou como benefícios da jornada de 40 horas semanais a redução da incidência de doenças profissionais e de acidentes de trabalho; e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, que teriam mais tempo para se dedicar a outras atividades, como convívio com a família, estudos, lazer, atividades sociais, culturais e políticas. Ele assinalou que a maioria dos países industrializados já adota o sistema de 40 horas semanais.

– De acordo com o Dieese, apesar de os salários representarem 22% dos custos de produção, a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais teria um impacto de apenas 1,99% nesses mesmos custos – observou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading