No lugar de um país, uma escola. Em vez de astros internacionais, jovens cheios de garra. A quadra de esportes se transforma num grande estádio. E, na arquibancada lotada, um público com a mesma paixão: o futebol. Assim acontece a 1ª Copa de Futsal do Colégio Estadual Bolívar Santana até o mês de agosto.
A ação faz parte do projeto pedagógico multidisciplinar da escola. Este não é um simples baba. É um campeonato que tem como principal objetivo o conhecimento. Cada time representa um país participante da Copa do Mundo 2010. Todos os professores elaboraram atividades utilizando o evento esportivo como tema central.
Na disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos conheceram alguns costumes e curiosidades do esporte e dos países. Em Matemática, foram elaboradas estatísticas sobre os times campeões e placar dos jogos das finais. Nas aulas de Ciências, uma dieta balanceada foi cuidadosamente criada para os atletas.
Os professores de História, Geografia, Inglês, Educação Física, Artes, Redação e das demais disciplinas também desenvolveram trabalhos dentro do mesmo contexto.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Kaliane Andrade, aproveitar o tema para o processo de ensino-aprendizagem trouxe grandes benefícios. “Todos os professores perceberam maior interesse dos alunos. Como não utilizar um acontecimento desse? Um esporte apaixonante, principalmente para nós, brasileiros”, afirmou Kaliane.
Para o estudante Daniel Gonzaga, do 2º ano do ensino médio, esta foi uma grande iniciativa da escola. Integrando o time do Paraguai, ele contou que pôde conhecer melhor a cultura de outros países e se encantou por Portugal. “Gostei muito do que aprendi. Descobri algumas regras do esporte que desconhecia e agora tenho mais conhecimento sobre Argentina, Uruguai, Paraguai. Quero muito conhecer Portugal, que é muito lindo”, declarou o jovem, desejando boa sorte aos seus adversários em campo.
Outras ações
As escolas estaduais Elysio Athaíde, de 1º grau, Jesus Cristo e Antônio Carlos Magalhães são outras unidades de Salvador que desenvolvem atividades sobre a Copa do Mundo. Estudos sobre os países africanos que disputam o mundial e a influência da cultura afro no Brasil estão sendo realizados pelos alunos da Elysio Athaíde.
Na Escola de 1º Grau Jesus Cristo, os alunos estudam a história das copas e o que este mundial representa para o país. Já na Antônio Carlos Magalhães, o trabalho está sendo de confecção de bandeiras e de material sobre os países participantes para uma exposição.
Também em Salvador, os colégios estaduais José Barreto Bastos, Desembargador Pedro Ribeiro e Ailton Pinto de Andrade abordam o tema.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




