Segundo agências de notícias, pelo menos nove pessoas morreram quando comandos israelitas atacaram o maior barco da frota, confrontando-se com cerca de 500 pessoas que seguiam a bordo.
O Conselho de Segurança reúne-se esta segunda-feira para debater a crise desencadeada pelo ataque de Israel contra navios que transportavam ajuda humanitária para Gaza.
Segundo agências de notícias, pelo menos nove pessoas morreram quando comandos israelenses atacaram o maior barco da frota com cerca de 500 pessoas a bordo.
Águas Internacionais
O incidente aconteceu na madrugada desta segunda-feira a cerca de 60 km da costa de Gaza.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse estar chocado com o número de mortos e feridos durante o incidente. Falando em Kampala, no Uganda, onde se encontra em visita oficial, ele lembrou que os barcos transportavam ajuda humanitária e que o ataque teve lugar aparentemente em águas internacionais.
O Secretário-Geral condenou a violência e pediu a realização de um inquérito para determinar as circunstâncias desse ato sangrento.
Ban disse ainda que Israel deve fornecer com urgência uma explicação sobre o incidente.
Comportamento Chocante
O relator especial da ONU sobre os Territórios Ocupados Palestinos, Richard Falk, apelou à comunidade internacional para levar à justiça os responsáveis pela morte de ativistas desarmados.
Ele disse que Israel é culpado de comportamento chocante ao usar armas contra civis em navios que se encontravam em alto mar, onde existe a liberdade de navegação.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.*
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




