O governador Jaques Wagner e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, participam, nesta terça-feira (08/06/2010), às 9h, da inauguração do Terminal Portuário Cotegipe, em São Tomé de Paripe, subúrbio de Salvador. Com capacidade operacional para embarque de navios de duas mil toneladas por hora e armazenagem de 350 mil toneladas, o terminal é voltado, principalmente, para o transporte de grãos.
Administrado pela empresa C. Port, o Terminal Portuário Cotegipe é um porto privativo de uso misto, com capacidade de recebimento de mil toneladas de carga por hora, e opera atualmente com navios de até 205 metros de comprimento e carga da ordem de 50 mil toneladas de porte bruto.
Para este ano, a previsão de movimentação de carga é de 2,6 milhões de toneladas de grãos, com a geração de 200 empregos diretos e aproximadamente três mil indiretos.
O Governo do Estado está atuando no sentido de dotar a Bahia de uma boa infraestrutura portuária. Entre as ações se inclui o Complexo Intermodal Logístico Porto Sul, em Ilhéus, um conjunto de projetos e ações de iniciativa do governo e de empresas privadas, dentro de um plano de desenvolvimento social e econômico do sul baiano.
O governo também apoia a proposta das empresas Braskem S. A., Log-in Logística Intermodal S. A. e Terminal Químico de Aratu, encaminhada à Secretaria de Portos da Presidência da República, da transferência à iniciativa privada da administração e exploração do Porto de Aratu, por meio de concessão, o Projeto Porto da Bahia, em fase de negociação com a UTC Engenharia, para ampliação das instalações portuárias do estado na Baía de Todos-os-Santos, e os projetos de ampliação do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador e de construção de novo terminal de passageiros, dentro do programa Copa 2014.










Deixe um comentário