Em mensagem pelo Dia Internacional em Apoio às Vítimas de Tortura, celebrado no sábado, 26 de junho de 2010, Secretário-Geral da ONU faz um apelo a todos os Estados que ainda não fazem parte, para ratificarem a Convenção sobre Tortura.
A tortura não pode ser justificada sob nenhuma circunstância, seja durante uma guerra, em resposta ao terrorismo, à instabilidade política ou qualquer outra emergência pública.
Em mensagem pelo Dia Internacional em Apoio às Vítimas de Tortura, celebrado no sábado, 26 de junho, o Secretário-Geral da ONU, também lembrou que a prática é crime sob as leis internacionais e sua proibição é absoluta.
Impunidade
Ban afirmou que a tortura ainda é praticada e tolerada por muitos Estados, a impunidade persiste e as vítimas continuam a sofrer.
O Secretário-Geral disse que a data deve ser usada para reafirmar o compromisso coletivo de impedir a tortura, punição e tratamento cruel, desumano e degradante.
Ele fez um apelo a todos os Estados que ainda não fazem parte para ratificarem a Convenção sobre Tortura e convidarem o relator especial da ONU sobre Tortura, Manfred Nowak, para visitar prisões e ter acesso aos detentos.
Desaparecimentos
Ban Ki-moon disse que faltam apenas duas ratificações para que a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados entre em vigor.
O Secretário-Geral ressaltou que a Convenção vai reforçar o quadro jurídico internacional para combater e prevenir a prática que, segundo ele, está ligada à tortura.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




