Tribunais de Contas e imprensa defendem transparência e credibilidade

Tribunais de Contas e imprensa defendem transparência e credibilidade.
Tribunais de Contas e imprensa defendem transparência e credibilidade.

Depois de três dias de palestras e debates, encerrou-se nesta quarta-feira (09/06/2010) o 2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Palmas, Tocantins, com a conclusão que só com a transparência todos têm a ganhar: a sociedade, os meios de comunicação e os tribunais de contas.

Tanto os representantes dos TCs quanto os da imprensa chegaram à conclusão que a sociedade exige a fidelidade das informações passadas pelas fontes, com conhecimento da questão, aos órgãos de imprensa – jornais, tvs, rádios e internet – que têm na credibilidade a sua razão de existir.

Ao ser questionada sobre o que a imprensa quer dos tribunais de contas, a diretora da afiliada da Rede Globo no Tocantins, afirmou:

– Eu queria que o Tribunal de Contas fosse a maior fonte de informações da imprensa – disse Fátima Roriz, se referindo a uma recente polêmica envolvendo poderes do estado, em que a seção do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil saiu em defesa do TCE.

Nessa mesa redonda, representantes dos tribunais e jornalistas debateram sobre o diálogo entre a mídia e os TCs.

Tanto Fátima Roriz quanto Fernando Hessel, diretor da Band no estado, defenderam a aproximação e o diálogo entre jornalistas e conselheiros. “Se não houver ruído na comunicação, todos têm a ganhar”, afirmou Hessel. “Não é uma questão de autoridade, mas de confiabilidade”, e acrescentou:

– Se sua mãe conseguir entender o que você está querendo dizer, a história está bem contada; se não, é melhor começar tudo de novo.

O presidente do TCE da Paraíba, Nominando Diniz, ex-parlamentar, entende que os tribunais não devem esconder nada:

– A informação é pública, não pertence a ninguém -, e ressaltou a missão eminentemente técnica dos tribunais de contas.

Já para o presidente do TCE do Mato Grosso,Antonio Joaquim, para o bom relacionamento com a imprensa “a transparência é indispensável”.

PALMAS – Mais nova capital do país, que completa 21 anos a partir da criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas tem Brasília como inspiração, com largas avenidas e amplos espaços no sentido horizontal, com raros prédios com pouco mais de cinco andares.

Com cerca de 220 mil habitantes, Palmas tem um paisagem típica do cerrado, embora o estado geopoliticamente faça parte da Região Norte do país e em nada lembre cidades como Belém e Manaus.

Tocantins significa, na língua tupi dos primitivos habitantes , “nariz de tucano.”


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading