Presidente Lula: Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso, podem cobrar

Logo oficial da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e foi apresentada oficialmente hoje em Johannesburgo, na África do Sul.
Logo oficial da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e foi apresentada oficialmente hoje em Johannesburgo, na África do Sul.

O sucesso da Copa do Mundo realizada na África do Sul este ano só aumenta a responsabilidade brasileira em organizar a próxima edição do maior evento esportivo do mundo, em 2014, afirmou o presidente Lula durante a apresentação do logo oficial do Mundial brasileiro, ocorrida em Johannesburgo nesta quinta-feira (08/07).

Amante declarado de futebol, Lula começou o discurso quebrando o protocolo, que lhe previa um tempo de apenas cinco minutos, para saudar diversos ex-jogadores, como Cafu (capitão do pentacampeonato em 2002), Carlos Alberto Torres (capitão do tricampeonato em 1970), Romário e Bebeto (tetracampeões em 1994), o alemão Franz Beckenbauer (campeão como jogador em 1974 e como técnico em 1990) e até o carrasco Michel Platini, francês que ajudou a eliminar o Brasil da Copa de 1986, nas cobranças de penaltis. Lula afirmou que o Brasil está realizando um sonho ao organizar novamente uma Copa do Mundo e que o País está preparado para esse desafio:

O sucesso dos nossos irmãos africanos representa um grande desafio a nós brasileiros. Estamos aprendendo com eles para que a Copa de 2014 que teremos a honra de hospedar seja um sucesso maior ainda. É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios, são movidos a desafios. Estejam certos, os brasileiros farão um Mundial da Fifa tão bonito e emocionante quanto o da África do Sul.

Lula lembrou que o Brasil está crescendo e se desenvolvendo, devendo chegar a 2014 com uma economia bem mais relevante no cenário internacional. Isso deverá se refletir na organização do Mundial de futebol, garantiu o presidente brasileiro, citando o plano instituído no País com representantes dos governos federal e das 12 cidades-sede, onde serão realizados os jogos.

O presidente brasileiro enfatizou que haverá transparência total no projeto da Copa do Mundo 2014 e que os gastos públicos serão divulgados na internet, podendo ser acompanhados em tempo real por “qualquer cidadão de qualquer lugar do mundo”. Disse ainda que a Copa no Brasil será uma Copa verde: A sustentabilidade ambiental é prioridade para o Brasil e será uma das marcas da Copa em nosso País.

A Copa de 2014 será também, previu Lula, uma grande oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura no País, “fundamentais para o desenvolvimento do nosso Brasil”. Queremos deixar um legado que se repetirá na melhoria das condições de vida de nosso povo. Com o mundial, teremos a oportunidade de apresentar ao mundo um novo momento do Brasil. Estamos seguros de que encantaremos o mundo, como a África do Sul encaontou o planeta nas últimas semanas.(…) Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso, podem cobrar. O Brasil vai fazer um Copa em 2014 “verde como nossas florestas”, pois o desenvolvimento sustentável é uma prioridade do país. Foi o que disse o presidente Lula nesta quinta-feira (08/07), em Johannesburgo (África do Sul), durante o lançamento do emblema símbolo da Copa de 2014. Para Lula, ao sediar o próximo torneio, o Brasil terá a oportunidade de se apresentar ao mundo num novo momento, com “uma economia ainda mais relevante no cenário internacional”, e de “encantar o mundo como a África” fez neste ano.

“Vamos fazer uma Copa inesquecível, podem cobrar”, disse o presidente num discurso para uma platéia com ex-jogadores como o francês Michel Platini e o brasileiro Romário, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e, segundo a Confederação Brasileira de Fuitebol (CBF), para mais de cem jornalistas de todo o planeta. “Somos um povo organizado e que mesmo nas adversidades não desistimos nunca. Isso é o Brasil de 2014.

Amante do futebol declarado, Lula começou o discurso quebrando o protocolo que lhe previa um discurso de cinco minutos para saudar diversos ex-jogadores, como Cafu (capitão do penta em 2002), Carlos Alberto Torres (capitão do tri em 1970), Romário, Bebeto, o alemão Franz Beckenbauer (campeão como jogador em 1974 e como técnico em 1990) e até o carrasco Platini, francês que ajudou a eliminar o Brasil da Copa de 1986, por penaltis.

Depois, o presidente fez uma saudação ao país anfitrião dele e da Copa de 2010, que ele considera que realizou um torneio com “a força, a alegria, a criatividade e a capacidade de organização do povo africano”.

No discurso, Lula lembrou que a Copa será realizada no Brasil por meio de um pacto entre governo federal, estaduais e municipais, que firmaram um pacto, e com transparência (a Controladoria Geral da União vai divulgar dados realcionados aos gastos com a Copa).

Para Joseph Blatter, que discursou antes de Lula, a Copa oferece uma oportunidade importante para o Brasil explorar seu potencial econômico. “O futebol mudou a África do Sul”, afirmou Blatter. “E, como já me disse o presidente Lula em Brasília, futebol é educação, principalmente para os jovens.”

Ao deixar o evento – realizado por Fifa e CBF -, Lula deu uma série de pequenas entrevistas para as dezenas de jornalistas presentes. Disse que o Brasil já sediou uma Copa 60 anos atrás, então está mais experiente e preparado para realizar outra. Defendeu o técnico Dunga, responsabilizado pela eliminação brasileira mas que Lula entende que fizera bom trabalho e conquistara títulos antes. Lamentou que nenhuma seleção do Mercosul (Brasil, Argentin, Paraguai e Uruguai) tenha chegado à final. “Nessa Copa, eu tinha convicção de que o Brasil podia ser campeão”, afirmou.

Lula também explicou que não ficará para a final da Copa, no próximo domingo. Ele disse que a visita oficial à África do Sul, que será realizada nesta sexta-feira (09/07), vai terminar muito tarde e que ele, já com 64 anos, precisa descansar. Ainda mais depois de uma viagem pelo continente africano que começou dia 2 e já passou por outros cinco países.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading