A constituição de conselhos estaduais com visões humanísticas proporciona à sociedade discussões multidisciplinares na promoção de políticas públicas para usuários de substâncias psicoativas. A constatação é do advogado e representante do Conselho Estadual de Entorpecentes da Bahia (Conen), João Daniel Jacobina, que participou nesta quarta-feira (18/08/2010) do seminário “O papel do Conen na contemporaneidade: novos desafios”, realizado no Hotel Portobello, em Salvador.
O seminário é promovido pelo Conen, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia. Durante a palestra, Jacobina ressaltou a importância de se constituir os conselhos com representantes de diversos setores sociais e governamentais. “Muitas vezes há uma atuação desgarrada do Judiciário com as instituições sociais e de saúde que cuidam dos usuários”, lembrou o palestrante.
Relações de valor
O psiquiatra Antônio Nery, um dos palestrantes do evento, afirmou que o aumento do consumo de substâncias psicoativas no mundo atual acontece porque os seres humanos estão destituindo as suas relações de valor. “Estamos nos desfazendo dos laços fundamentais que sustentavam nossas relações, nos desfazendo dos laços familiares, religiosos, políticos e laços da lei”.
Para ele, “o conselho estadual tem o dever de reconhecer essa perda de laços e trabalhar na sua reconstrução. Laços sociais significam laços humanos, e, portanto, eu acredito que o conselho tem a obrigação de propor transformações no seu nome. Que nós não pronunciemos mais Conselho Estadual de Entorpecentes, porque toda droga entorpece, mas que mudemos o nome para Conselho Estadual de Atenção ao Usuário de Substâncias Psicoativas”.
Diploma de Mérito
Na oportunidade, o Secretário em exercício da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ivan Bessa, entregou ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Furtado, o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida. Já a coordenadora do Núcleo Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (Cetad), Célia Baqueiro, recebeu o diploma das mãos do psiquiatra Antônio Nery. O Diploma é entregue anualmente em reconhecimento à significativa contribuição de pessoas e organizações às ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




