O município de Rio Real, no Litoral Norte da Bahia, maior produtor de citros do estado, terá uma fábrica para industrializar laranjas. O compromisso foi assumido, na semana passada, pelos diretores da Brasfrut, Reinaldo Vinicius e André Ornelas, durante reunião com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. A Brasfrut atua em Feira de Santana produzindo polpas para exportação para a Europa e EUA. Tem 40 anos de experiência e tecnologia de ponta.
A prefeitura de Rio Real doou um terreno para instalação da fábrica. Um grupo de trabalho foi organizado, formado pelos secretários de Agricultura dos municípios da região, pelos presidentes das associações de produtores e por representantes da Brasfrut para definir os detalhes da instalação da nova indústria. “Estamos empenhados em encontrar soluções para a instabilidade do preço da laranja, provocada pela falta de indústrias processadoras”, disse Salles, relatando que 70% da produção, (900 mil toneladas/ano) é processada por duas fábricas de Sergipe, enquanto 30% é comercializada in natura no mercado interno.
A Bahia é o segundo maior produtor de laranja do País, perdendo apenas para São Paulo. A cultura gera 150 mil empregos diretos e tem em Rio Real a capital da Laranja. O estado é declarado pelo Ministério da Agricultura livre das doenças do citros, com muitas áreas para expansão da cultura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




