Trezentos estudantes portadores de necessidades especiais de Itabuna, no Sul da Bahia, têm acesso, desde a última quinta-feira (05/08/2010), a atendimento pedagógico, psicopedagógico, aulas de informática, produção em Braille e alfabetização bilíngüe. O Centro de Apoio Pedagógico Grapiúna possui 14 salas para aprendizado dos alunos.
O coordenador de Educação Especial, João dos Prazeres, diz que o centro dará suporte, acompanhamento e apoio às escolas que possuem recursos motivacionais implantados. A diretora da unidade, Viveca Hamadi, pontuou que o centro não visa apenas trabalhar com os alunos da rede estadual, municipal e particular e promover formação específica para os professores: “Nós iremos acompanhar também os pais que precisam saber como lidar com seus filhos”.
“Em redes complexas, como é a rede de educação, quem está no núcleo central tem que se preocupar com o que está acontecendo na base da pirâmide, onde a atividade fim esta sendo realizada”, sinaliza o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto. De acordo com ele, a base do projeto busca resgatar o ambiente da escola, de funcionamento, de mobilização, de reparação da autoestima, além do sentido de pertencimento. “O aluno deve se perceber como agente ativo da escola”.
Em Itabuna, o secretário visitou três unidades reformadas: Dona Amélia Amado, Professora Maria de Lourdes Veloso e Estadual de Itabuna, que darão a aproximadamente sete mil estudantes acesso a laboratórios de informática, de ciências, biblioteca e sala de leitura.
O Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Veloso tem um acervo de sete mil livros, apoio para deficientes auditivos, refeitório e sala de vídeo. Já o Colégio Estadual Amélia Amado, que leva o nome de uma antiga professora, conhecida por realizar um bonito trabalho social, teve a sala de leitura, cozinha e área externa ampliadas, rede elétrica estruturada, entrada própria e adaptação dos banheiros para o alunado especial. O secretário Osvaldo Barreto esteve, também, em Ilhéus para visitar a Escola Estadual Eduardo Catalão. Localizada no centro da cidade, a instituição atende 658 estudantes e passou por uma reforma.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




