Colóquio discute direito de voto dos presos provisórios

Mais de 100 pessoas, entre operadores do Direito, advogados e agentes penitenciários, participaram, nesta sexta-feira (30/07/2010), do 15º Colóquio “O direito do voto do preso como exercício da cidadania”. O evento foi realizado no Auditório Pedro Milton de Brito pelo Centro de Educação em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J. Calmon de Passos e o Conselho Penitenciário do Estado da Bahia, órgãos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Na Bahia, os candidatos poderão realizar debates dentro das unidades prisionais, desde que estejam devidamente cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e não interfiram na rotina das unidades. Os debates não poderão ser realizados em dias de visitas e atividades laboratoriais.

Por questões de segurança e preservação das unidades só será permitida a distribuição de santinho. Os presos também poderão assistir propagandas eleitorais exibidas na televisão. O acesso aos televisores será autorizado pela SJCDH e seguirá as normas de cada unidade prisional.

O professor da Universidade Federal da Bahia, Jaime Barreiros, embasado na Resolução N° 23.219 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que trata da instalação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes – afirmou que a SJCDH e o TRE devem se preocupar com as especificidades das eleições dentro das unidades. Ele falou também dos direitos que os presos provisórios têm garantidos, a exemplo da possibilidade de justificar o voto caso ele não esteja mais na unidade ou se estiver e quiser se abster. A justificativa do voto pode ser realizada no dia da eleição ou até 60 dias após o pleito como garante a legislação eleitoral.

O superintendente de Assuntos Penais da SJCDH, Isidoro Orge, afirmou que a organização das unidades prisionais para o processo eleitoral de 2010 vai proporcionar a quebrar de paradigmas e preconceitos sociais. Para ele, garantir o direito ao voto dos presos provisórios, expresso na Constituição 1988, é um grande avanço. “A secretaria tem como compromisso, o direito e o cuidado de levar ao preso o acesso à cidadania, garantindo o exercício da democracia”.

A presidente do Conselho Penitenciário da Bahia, Alessandra Prado, chamou a atenção para a relevância do tema apresentado no colóquio “Estamos hoje, em 2010, discutindo como concretizar o voto do preso provisório. Uma garantia que demorou um tempo para ser concretizada. E isso aconteceu também em razão das mobilizações da sociedade civil, que se preocupa em garantir os direitos constitucionais, a exemplo a Pastoral Carcerária, os Conselhos Penitenciários, as Defensorias Públicas e os movimentos de Direitos Humanos”.

Eleições nas unidades prisionais

Aproximadamente 1.600 internos devem votar em outubro. Para isso, seções eleitorais serão instaladas dentro das unidades prisionais de sete cidades do interior e quatro da capital. Em Salvador haverá votação no Conjunto Penal Feminino (CPF), Unidade Especial Disciplinar (UED), Centro de Observação Penal (COP) e Presídio Salvador (PS) – todas no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

No interior haverá seção nos Presídios Advogado Ruy Penalva (Esplanada) e Advogado Nilton Gonçalves (Vitória da Conquista), além dos Conjuntos Penais de Teixeira de Freitas, Serrinha, Juazeiro, Feira de Santana e Paulo Afonso.

Em função do regime de segurança das unidades prisionais, o sistema de votação para presos provisórios seguirá um modelo diferenciado, em conformidade com as normas estabelecidas pelo Estatuto Penitenciário da Bahia, o Decreto Nº 9.665, que trata da Organização Estrutural e Funcional da Superintendência de Assuntos Penais, e pela Resolução nº 22.712 do Tribunal Superior Eleitoral.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading