Congresso debate licitações exclusivas para pequenos e micro empresários

A experiência sobre o processo de regionalização das licitações para micro e pequenas empresas baianas foi apresentada pela Secretaria da Administração (Saeb) na abertura do 6º Congresso Brasileiro de Licitações e Compras Governamentais, realizado no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, até sexta-feira (20/08/2010). Participam servidores públicos baianos e de outros estados brasileiros que atuam diretamente na área de licitações e compras governamentais, além de empresários, estudantes e interessados no assunto.

Os instrumentos de ampliação da contratação de microempresas e empresas de pequeno porte pela administração pública foram apresentados pela coordenadora-geral de Licitações da Saeb, Maria Eduarda Cunha, durante a conferência sobre ‘Licitação em Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte’.

Este ano, 11 pregões foram realizados no interior – três em Juazeiro, quatro em Santo Antonio de Jesus e quatro em Itabuna – e, na capital, concluídos dois pregões exclusivos para micro e pequenos empresários. A realização de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas coloca em prática a Lei Estadual de nº 11.619/2009, que estabelece exclusividade para o segmento empresarial em licitações de até R$ 80 mil.

Para a secretária de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais, Helena Macedo, o evento é uma oportunidade para trocar conhecimentos e “muito rico por trazer a visão de pessoas envolvidas diretamente na área de compras e o parecer das leis de licitação e pregão”. A mesma opinião tem o subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança do Rio de Janeiro, Hélio Pacheco Leão. “Acho que é importantíssimo; trouxe os servidores que trabalham comigo para agregar conhecimento”.

Ações

Para consolidar a legislação, a Saeb tem investido em capacitações, pregões presenciais, regionalização e parceria com as secretarias estaduais de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A expectativa do governo é de que aproximadamente 25% de todo o volume de contratações públicas realizadas pelo Estado sejam direcionados para este setor.

Responsável por 81% dos empregos registrados no estado, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o segmento de micro e pequenas empresas da Bahia terá 48 licitações para Salvador, região metropolitana e municípios de dez regiões baianas na compra de materiais de construção, gêneros alimentícios, produtos de limpeza, dentre outros.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading