O português é a oitava língua mais falada no mundo e terceira entre os países ocidentais, atrás apenas do inglês e espanhol. Cerca de 200 milhões de pessoas se comunicam através do idioma, adotado oficialmente em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. É também uma das línguas oficiais da União Européia, desde que Portugal passou a integrar o grupo.
O idioma foi introduzido no Brasil por volta do século XVI, com início da colonização portuguesa. No entanto, os índios também ensinaram aos europeus o tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi. A Língua Geral, ou Tupinambá, se tornou a mais falada no Brasil no fim do século XVII, inclusive com característica literária, já que era usada por missionários na tradução de peças sacras, orações e hinos.
Preocupada em garantir a presença política no Brasil, Portugal decretou a lei do Diretório, em 1757, que considerava a língua predominante “invenção verdadeiramente abominável e diabólica”. Crianças, filhos de portugueses e indígenas foram proibidos de aprender e falar outra língua que não o português.
Inicialmente, a regra valia apenas para as áreas onde hoje estão os estados do Pará e Maranhão. Mas, em 1759, um alvará ampliou a lei, tornando obrigatório o uso da língua portuguesa em todo o território nacional, assegurando sua hegemonia de ensino.
Fonte:
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Saiba mais sobre a população brasileira no Portal Brasil.










Deixe um comentário