A população brasileira é originalmente composta por três etnias: o branco vindo da Europa, o negro africano e o índio. Hoje, são 190 milhões de brasileiros, de todas as raças, credos e culturas, que fazem parte da quinta maior população mundial.
O território onde está hoje o Brasil era originalmente habitado apenas por tribos indígenas. Com a colonização, além dos portugueses, a população nativa teve contato com espanhóis e franceses. Anos mais tarde, negros africanos foram trazidos para trabalhar como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar e na mineração.
Vestígios da colonização ainda podem ser percebidos nos dias de hoje, nas diferentes regiões do país. A maior concentração de população negra, 75%, está nas regiões Norte e Nordeste. No Sul e Sudeste, existem grupos de origem alemã, polonesa, ucraniana, italiana, japonesa
Diferentes etnias compõem a população brasileira, a quinta maior do mundo Ampliare portuguesa.
A miscigenação étnica teve reflexos diretos na formação cultural e comportamental dos brasileiros. Ao mesmo tempo em que as tradições dos imigrantes foram mantidas e perpetuadas, a integração cultural criou traços que hoje caracterizam a cultura nacional ao redor do mundo, como o samba, o carnaval e o pluralismo religioso. A mescla étnica ocorrida desde o início da colonização também atuou de maneira decisiva no comportamento das pessoas, tornando os brasileiros mais tolerantes às diferenças culturais e, no geral, pacíficos na convivência com o novo.
*Com informações do Programa Fome Zero
Saiba mais sobre diversidade e inclusão no Portal Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




