De 5 a 17 de Agosto de 2010, três Jovens Embaixadores Americanos visitarão Salvador, onde vão participar de várias atividades educacionais e poderão conhecer um pouco da realidade e dos costumes locais. A visita faz parte do Progama Jovens Embaixadores, projeto de intercâmbio cultural da Embaixada Americana, que leva alunos da rede pública brasileira para os EUA. O Departamento de Estado dos Estados Unidos agora lança a versão americana do programa e traz para um intercâmbio no Brasil seus jovens representantes. Em Salvador, o programa conta com o apoio da ACBEU – Associação Cultural Brasil Estados Unidos.
Jordan Green, 17 anos, de Tulsa, Oklahoma, Paloma Pozos, 17 anos, de Charlotte, Carolina do Norte, e Nathaniel Brown, 16, de Bozeman, Montana, serão recepcionados pela ACBEU (Asssociação Cultural Brasil Estados Unidos) e pela YAAA (Youth Ambassadors Alumni Association), associação que reúne Jovens Embaixadores Brasileiros, que também já estiveram nos EUA. Os jovens ficarão hospedados em casa de famílias voluntárias do CISV.
Além das atividades educacionais previstas no intercâmbio, como aulas de português, palestras sobre política, história e cultura local, dentre outros temas, a programação dos jovens inclui tour pela cidade, aula de capoeira, espetáculo do Balé Folclórico da Bahia, passeio a Reserva Ecológica de Sapiranga e à Praia do Forte, no litoral norte, visita ao Projeto Pracatum, onde conhecerão os cursos de música, de moda e de inglês, mantidos pelo projeto, visita ao Museu de Arte Moderna, dentre várias outras atividades.
Os Jovens Embaixadores visitarão o Colégio Estadual Thales de Azevedo, onde farão uma apresentação para os alunos da escola no American Corner da biblioteca. Eles vão ter também a oportunidade de visitar uma escola particular para terem contato com a realidade e as diferenças locais, e irão conhecer ainda o trabalho da Fundação Odebrecht.
No turno da manhã, os Jovens Embaixadores receberão aulas de português para sobrevivência “Survival Portuguese”, ministradas por Jovens Embaixadores Brasileiros, que já estiveram nos EUA através do mesmo programa.
Programa Jovens Embaixadores
Ao todo, treze jovens americanos dos estados da Carolina do Norte, Montana, Oklahoma e Washington participarão do intercâmbio de três semanas no Brasil, de 2 a 20 de agosto. Eles têm entre 13 e 17 anos e passarão três dias em Brasília para conhecer a capital, visitar ONGs relacionadas à educação, além de ter aulas básicas de português.
Na sequência, os jovens serão divididos em grupos e viajarão para Curitiba (PR), Guarapuava (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e Salvador (BA), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. Também visitarão escolas públicas, farão palestras sobre os Estados Unidos e conhecerão projetos voltados para a justiça social e o voluntariado. No final do programa, os jovens se reunirão no Rio de Janeiro para conhecer um pouco da Cidade Maravilhosa e apresentar propostas de trabalho com base nos projetos visitados. A ideia é implementá-las nos EUA.
Para participarem do programa, os jovens americanos passaram por uma seleção criteriosa e os pré-requisitos eram ter boas notas, prestar serviços à comunidade e ter perfil de liderança. A maioria deles nunca saiu dos EUA e pertence à classe média baixa.
A versão americana do programa Jovens Embaixadores tem apoio da organização não governamental americana World Learning e dos Centros Binacionais, instituições brasileiras de ensino da língua inglesa reconhecidas oficialmente pelo governo dos Estados Unidos. Em Salvador, a ACBEU é o Centro Binacional parceiro da Embaixada.







Deixe um comentário