FNDC | Trabalhadores lutam para preservar a Rádio e TV Cultura

Extensionistas agrícolas, articuladores territoriais e agricultores familiares do Vale do São Francisco estão reunidos hoje e amanhã (25 e 26/08/2010), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Uauá, com a diretoria executiva da Empresa Baiana de desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri), para apresentar demandas, planejar políticas públicas no território e discutir prioridades para aplicação de recursos na agricultura familiar. O evento faz parte de uma série de reuniões que acontecerá até o final do ano em todos os territórios de identidade do estado.

Apresentações de trabalhos de assistência técnica e extensão rural realizados com mulheres artesãs de Juazeiro que trabalham com a bananeira como matéria prima, formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável, melhoramento genético em caprinos e ovinos através de inseminações artificiais, produção de cultivares de cebola sobre diferentes tipos de irrigação por gotejamento e uso racional da água com a utilização de material reciclado são alguns dos temas abordados.

De acordo com o representante da diretoria na reunião e chefe do Departamento de Caprinos e Ovinos da EBDA, Welington Regis, a Seagri, através da EBDA, vem desenvolvendo ações de assistência técnica e pesquisa, tendo como foco a agricultura familiar, visando ao desenvolvimento sustentável do setor agrícola regional. “Uma das metas da EBDA é organizar as diversas cadeias produtivas, articulando todos os elos envolvidos, além de garantir a assistência técnica aos agricultores, especialmente, aos agricultores familiares”, afirma Regis.

Já para as técnicas da EBDA responsáveis pelas atividades não agrícolas da região do Salitre, Raídes Valença e Zélia Melo, a realização desse tipo de evento é produtivo, pois, em um pequeno espaço de tempo ,é possível reunir todos os técnicos do território e expor as experiências exitosas realizadas com mulheres rurais.

“Bananas tipo chips, artesanatos fabricados com a fibra da bananeira e a taboa (capim do vale do São Francisco), a exemplo de bolsas, chapéus, porta objetos, vasos, chinelos, dentre outros, são algumas das ações de sucesso que encontramos para incluir a mulher rural no mercado de trabalho e a EBDA é peça fundamental dentro desse processo” concluiu Raíldes.

Programação

A programação consta das seguintes atividades: O dia de hoje foi destinado aos técnicos da EBDA, a apresentação das principais ações dos programas e projetos executados, aspectos gerenciais e administrativos; exibição do filme da EBDA com as ações de governo para a agricultura familiar.

Já amanhã (26) as atividades serão dedicadas ao público-alvo (agricultores familiares), instituições de assistência técnica e técnicos da EBDA. O planejamento das metas dos programas de dinamização de crédito e das demais ações, por município e território, será apresentado. As ações de assistência técnica e extensão rural, entre as entidades governamentais das instâncias federal, estadual, municipal, e as não governamentais que atuam em nível dos municípios e territórios, também serão discutidas.

Além da EBDA, participarão representantes dos Bancos do Brasil e do Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), CONAB e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que apresentarão as principais ações dos programas e projetos voltados à agricultura e pecuária regional. A importância da reciclagem e da capacitação do corpo técnico da EBDA, e da divulgação de programas e projetos voltados para a agricultura familiar, também serão ressaltadas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading