Combate a dengue deve ser redobrado
Os cuidados que a população deve ter no combate ao mosquito aedes aegypti, agente transmissor da dengue, em suas residências deve ser redobrado em períodos de diferenças climáticas como os têm ocorrido no Município. As chuvas alternadas com o clima quente oferecem condições para que o mosquito se reproduza.
“Os agentes de endemias fazem o trabalho de campo e aplicam o larvicida que impede a reprodução do mosquito nos locais onde existem focos. Porém se os cidadãos colaborarem um pouco mais e não deixarem recipientes que acumulem a água da chuva os resultados serão bem melhores”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.
Colocar o lixo em sacos bem fechados e tampar as caixas d’água também são atitudes preventivas que a população pode tomar em suas residências. O trabalho de prevenção deve ser realizado por todos, pois se um cidadão toma os cuidados e o seu vizinho mantém locais favoráveis à reprodução do aedes aegypti, o risco de todos contraírem a doença continua. O mosquito pode voar de uma residência para a outra e infectar as pessoas.
Mesmo com a redução do número de notificações da doença no Município (no primeiro semestre de 2010 foram 1.861 contra 5.439 registrados no mesmo período de 2009) o Índice de Infestação Predial (IIP) tem crescido a cada ciclo.
No primeiro ciclo deste ano, iniciado em 3 de janeiro e finalizado em 20 de março, a Secretaria de Saúde, através Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), registrou IIP de 0,49. De 21 de março até 12 de junho, período do segundo ciclo, o órgão registrou índice de 0,88. O terceiro ciclo foi iniciado em 13 de junho e ainda está em andamento. O número considerado admissível pelo Ministério da Saúde é de 1%.
A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, reforça a importância da parceria entre a população e o Governo Municipal. “Com uma maior consciência dos cidadãos conseguiremos impedir que o IIP aumente”, destaca.
17 mil pacotes de Multimistura distribuídos
O Programa Alimentar Para a Vida distribuiu gratuitamente cerca de 17 mil pacotes de farinha multimistura, com 250 gramas cada, para crianças, adolescentes e idosos de Feira de Santana nos cinco primeiros meses deste ano.
Em 2009, de junho a dezembro, 31.008 pacotes foram distribuídos, totalizando 7.752 quilos de suplementação alimentar que beneficiaram especialmente gestantes e pessoas em situação de risco nutricional.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, o programa é bastante positivo, já que busca atender famílias carentes do Município. “O principal objetivo é proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente das crianças. Tudo isso com recursos próprios do Município”, explica.
O mês de maior distribuição do produto foi janeiro deste ano. A farinha multimistura foi distribuída na merenda escolar, creches, associações comunitárias, abrigos e nos postos de saúde da rede municipal, totalizando 5.320 pacotes.
O secretário destaca que, no ano de 2009, a distribuição foi suspensa entre os meses de janeiro e maio por conta do processo de reestruturação do Programa Alimentar, principalmente na área física do imóvel – que abriga a Fábrica Multimistura.
A farinha é produzida na fábrica localizada na avenida Presidente Dutra, próximo ao Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Segundo Márcio Reis, coordenador da fábrica, cerca de 100 quilos de farinha são produzidos por dia, de acordo com a demanda.
O complemento é muito eficaz no combate a desnutrição, pois é rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, ferro, zinco, fibras, entre outros. A composição da Multimistura é à base de farelo de trigo, fubá de milho, folha da mandioca triturada, girassol e gergelim.
Uma licitação na modalidade “Pregão Presencial” será realizada no dia 15 de julho, às 14h30, para adquirir sementes, creme de milho e farelo de trigo. O certame acontecerá no Salão de Licitações situado na avenida Sampaio, 344, Centro. O edital já está disponível no site da Prefeitura e no Departamento de Licitações situado no mesmo local.
Casais contemplados com Curso de Gestantes
Os casais do Município serão contemplados com o “Curso de Gestantes para Casais”, promovido pela Secretaria de Saúde, através do Programa de Assistência Integrada à Saúde da Mulher (Paism). O evento será realizado nesta terça-feira (3), no Auditório João Batista de Cerqueira, localizado na Secretaria de Saúde, a partir das 13h30.
“A programação do encontro abrange desde o pré-natal até o pós-parto, pois tanto a mulher quanto o bebê precisam de cuidados especiais”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.
Os temas “Importância do Pré-natal e da Presença do Companheiro nas Consultas” e “Momento do Parto” vão ser abordados pela coordenadora do Paism e ginecologista obstetra, Drª. Rita Rios. A enfermeira referência em saúde da criança da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Kariane Almeida, vai ministrar palestra sobre os “Cuidados com o Recém Nascido”.
Retrate inscreve atores e diretores
A Divisão de Artes Cênicas, Música e Audiovisual, da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, já começou a registrar as primeiras inscrições no projeto de REqualificação dos TRAbalhadores de TEatro do Interior (Retrate). O curso visa capacitar atores e diretores que desenvolvem suas atividades no interior do Estado e será oferecido gratuitamente.
O ator Wagno Matos, que já fez a inscrição e integra o elenco dos espetáculos “Olhos da Cidade” e “As Cores de Laurinha”, considera a participação no Retrate Interior uma valiosa oportunidade de aprimoramento. “Além de enriquecer o currículo e obter mais experiência, o projeto vai me trazer aperfeiçoamento de técnicas já trabalhadas. Todo ator precisa disso, é necessário se reciclar, porque ele nunca estará pronto”, comenta.
De acordo com Márcio Carvalho, chefe da Divisão de Artes Cênicas, Música e Audiovisual, serão ofertadas 40 vagas para grupos e artistas de teatro que tem pelo menos três anos de experiência. “Serão formadas duas turmas com 20 alunos cada. Uma turma terá aula a tarde e a outra a noite, sendo que nas manhãs de sábados as turmas terão aulas em conjunto”, informa.
O Retrate envolverá cerca de 40 profissionais da Universidade Federal do Estado da Bahia (Ufba). O curso terá duração de seis meses e a conclusão vai garantir que os atores obtenham atestado de capacitação profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho. As aulas começam no dia 30 de agosto e acontecerão em semanas alternadas. As inscrições podem ser feitas no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, onde as aulas serão ministradas.
Márcio Carvalho observa que os atores que possuem DRT também podem fazer a inscrição. “Caso as vagas não sejam preenchidas, será dada a oportunidade a esse público. Então aconselho que os interessados se inscrevam, pois não deixaremos vagas ociosas”, ressalta.
O projeto Retrate conta com os recursos do Fundo de Cultura do Estado e é promovido em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA) e Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




