Terapia renal é tema de encontro no município de Alagoinhas

Mais de 500 pessoas participaram, em Alagoinhas, do I Encontro de Nefrologia e Transplante da Macrorregional Nordeste/Bahia, uma iniciativa da Associação dos Renais Crônicos de Alagoinhas (Arca), em parceria com o Sistema Estadual de Transplantes e a 3ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

O coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Moura, considerou o evento, realizado na quarta-feira (25/08/2010), uma oportunidade para reunir técnicos da Sesab, gestores municipais, profissionais de saúde, estudantes e pacientes renais, para uma troca de experiências. Com ênfase para questões referentes à terapia renal, o evento deverá servir de modelo para outros municípios baianos, onde existem serviços de terapia renal substitutiva.

As políticas de transplante, medicação de alto custo, legislação e políticas públicas de atenção aos renais crônicos e intercorrências no cuidado com pacientes renais foram alguns assuntos abordados durante o encontro, que teve entre os palestrantes, Eraldo Moura, Paula França, da diretoria de Regulação, Lucas Andrade, da diretoria de Assistência Farmacêutica, e Fernanda Albuquerque da diretoria de Atenção Especializada.

Entre os participantes do evento estavam o diretor e a assistente social da 3ª Dires, Gustavo Armando Guerra e Ana Maria Soares, respectivamente, Abel Rodrigues dos Santos, da Associação de Renais Crônicos de Alagoinhas, e diretores e profissionais de saúde do Hospital Dantas Bião.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.