A Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana (Eptran) entra em funcionamento no próximo dia 19, uma quarta-feira, às 19 horas, na rua Leolinda Bacelar, 464, Kalilândia. A iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), visa promover o exercício da cidadania no trânsito e a inclusão social, oferecendo cursos gratuitos para pessoas de baixo poder aquisitivo.
Nesta quarta-feira (29), a Escola Pública de Trânsito será inaugurada. A unidade será entregue à população às 17 horas, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.
A iniciativa determinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta visa atender à necessidade de promover a reciclagem dos condutores do transporte público municipal, a exemplo de motoristas de ônibus, vans alternativas e mototaxistas, e dos que prestam serviço direto ao Município. Também oferecerá oportunidade para capacitação dos agentes de trânsito e fiscais de transportes do Município.
Para implantação da Escola Pública de Trânsito, o Governo Municipal também levou em consideração que a formação teórico-técnica e prática dos candidatos ao processo de habilitação para condução de veículos automotores é imprescindível para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Ainda foi levado em consideração que a oferta do serviço gera aos alunos a possibilidade de emprego na condição de condutor de veículos. “A simples obtenção da Carteira Nacional de Habilitação é capaz de abrir consideravelmente as possibilidades de trabalho para a parcela menos favorecida da população feirense, dada a falta de qualificação profissional comum aos trabalhadores das classes sociais mais necessitadas”, frisa o prefeito Tarcízio Pimenta.
A entidade terá como finalidade promover a educação para o trânsito, trabalhando a mudança de valores, comportamento e atitudes, através de cursos, ações e projetos educativos; o aperfeiçoamento, a especialização e capacitação dos servidores públicos da Prefeitura de Feira de Santana, que atuam no Sistema de Trânsito; o aperfeiçoamento de condutores dos transportes públicos de Feira de Santana; a formação teórica e prática para os candidatos à primeira habilitação e outras atribuições que vierem a ser estabelecidas no Regimento Interno.
Recapeamento da Mons. Moisés do Couto
Intervenção será finalizada nesta quarta-feira, 29
Após recuperar diversas ruas do município, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, dá início ao recapeamento em parte da rua Monsenhor Moisés do Couto, no bairro Campo Limpo. O serviço começou a ser executado no início da manhã desta terça-feira (28), com Concreto Betuminoso Usinado a Quente, e será concluído nesta quarta-feira (29).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, serão utilizadas cerca de mil toneladas de asfalto nesta obra, que teve início no cruzamento da rua Campo da Aviação. O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou os trabalhos acompanhado do secretário Pinheiro e do secretário de Governo, Geraldo Sampaio.
Enquanto o serviço era executado, diversos moradores acompanhavam o início dos trabalhos, ansiosos para desfrutar do benefício. A moradora Lucilene Santos, afirma que a via terá uma outra “cara” com o recapeamento. “Espero que a Prefeitura continue fazendo isso em todas as ruas porque vai dá mais segurança”, diz.
Também morador do bairro e aposentado, Simpliciano Pereira, comenta que a iniciativa vai melhorar o trânsito em todos os sentidos. “Evita que os veículos quebrem, em caso de prestar socorro a alguém é mais rápido e ainda diminui a poeira”, observa.
Além dessa via, a Prefeitura está pavimentando a rua Primavera, no bairro Sobradinho, e recapeando a avenida Riachuelo, nas Baraúnas. Também foram recuperadas diversas outras ruas do município.
VIII Semana do Idoso em Feira de Santana; Programação iniciada nesta terça-feira, às 14 horas
Uma séria de atividades serão desenvolvidas na VIII Semana do Idoso do Centro de Convivência D. Zazinha que será realizada entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Unimed, Universidade aberta da 3ª idade – Uati, Sesi e demais grupos.
A semana começa com a inauguração das novas instalações do Centro de Convivência D. Zazinha; seguido por apresentações e palestras ministradas no Centro de Cultura Maestro Miro no dia 28 a partir das 14 horas.
Ainda no Maestro Miro, a programação para o dia 29 conta com um festival de dança com apresentação de diversos grupos da 3ª idade do município. Na manhã da quinta-feira (30) as atividades se concentram no Feira Tênis Clube onde haverá competição de jogos esportivos. A semana se encerra com uma tarde dançante em um baile também realizado no Feira Tênis Clube.
Segundo a coordenadora do Centro D. Zazinha, Aísile Andrade, “a realização dessa semana é de extrema importância para estes idosos, porque valoriza e mostra que eles ainda estão inseridos na sociedade. É uma valorização da auto-estima”, ressalta.
Os idosos participam gratuitamente das atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência D. Zazinha. O Centro oferece oficinas de artesanato, aulas de hidroginástica, aeróbica e dança de salão, todos acompanhados de profissionais específicos.
Cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente no Centro, que contam com um acompanhamento de psicólogas, enfermeiras e assistentes sociais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




