Uma Vez Nada Mais, dirigido por Hebe Alves, foi eleito pelo júri popular como “Melhor Espetáculo” na 17ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), realizada entre os dias 4 e 11 deste mês no Ceará. A peça, que tem no elenco as atrizes Aicha Marques e Maria Menezes, recebeu para a montagem o apoio do edital ‘Manoel Lopes Pontes – Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), responsável pela viabilização da participação do espetáculo no festival, fornecendo passagens aéreas e transporte do cenário.
O espetáculo foi selecionado para representar a Bahia na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação do Festival de Guaramiranga, que apresentou nove montagens, uma de cada estado da região, escolhidas dentre um total de 77 inscritas. Trata-se de uma mostra não-competitiva, mas que concede o título de “Melhor Espetáculo” por meio de júri popular.
“A presença da Bahia teve muito destaque e reconhecimento. Fomos o estado com maior número de espetáculos inscritos (17). Nossa participação foi muito bem comentada”, explica Hebe Alves. A peça tem como foco, a história de duas mulheres que vivem as aventuras e desventuras do amor, ressaltando a intimidade, sentimentos e dúvidas das personagens, que se comunicam de forma gestual, levando um pouco do cinema mudo para o palco.
Aplaudida por público e crítica, a peça também ganhou dois dos cinco troféus que disputou no Prêmio Braskem de Teatro deste ano – “Melhor Atriz”, pela atuação de Aicha Marques, e a categoria principal, “Melhor Espetáculo”.
O musical de teatro e cordel A Gente Canta Padilha, convidado pelo evento a participar de uma mostra paralela, também contou com o apoio da SecultBA. Com estreia recente, a peça tem direção do ator, diretor e pesquisador Armindo Bião, que, além de apresentar o novo trabalho no festival, participou de debates e do Encontro de Artistas-Pesquisadores, dentro do próprio evento, juntamente com Hebe Alves.
Novo espetáculo
No dia 24 de setembro, Hebe Alves estreia no Teatro Vila Velha, o espetáculo ‘Matilde, La Cambiadora de Cuerpos’, montagem também contemplada pelo mesmo edital. De forma crítica e bem-humorada, a peça traz personagens inspirados em âncoras de TV, repórteres, apresentadores dos programas de auditório e pessoas públicas. As atrizes Elaine Cardim e Tatiana de Lima se revezam no papel de 29 personagens e a encenação reúne linguagem audiovisual e teatralidade, por meio de projeções de vídeo que interagem durante todo o espetáculo.










Deixe um comentário