Depois de 20 anos, Salvador e RMS recebem moderno hospital de urgência

Depois de 20 anos de espera, a população de Salvador e Região Metropolitana recebe um novo e moderno pronto socorro, o Hospital do Subúrbio, cujas instalações, e equipe de profissionais que nelas vão trabalhar, foram apresentadas à sociedade e imprensa, nesta sexta-feira (10/09/2010), pelos secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Eva Chiavon.

O cronograma de trabalho prevê que o hospital começa a funcionar com 50% da capacidade, chega até 80% em 90 dias e terá atividade plena em até seis meses. Isso, explica a Secretaria Estadual de Saúde, atende ao mecanismo de demanda, na ocupação dos leitos e implantação de serviços e procedimentos de média e alta complexidades em urgência e emergência, que serão oferecidos ao público.

“É um novo HGE, mais amplo, com mais serviços, nova tecnologia, que vai ampliar o acesso às necessidades de urgência e emergência da população. Além de ser uma Parceria Público-Privada (PPP), a unidade vai trabalhar com o que tem de mais atualizado, incorporando classificação de risco, procedimento que visa a melhorar a qualidade dos serviços”, comemora o secretário Jorge Solla, da Saúde.

O hospital, que começa a funcionar na terça-feira (14), atenderá os casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica adulto e pediátrica, em 268 leitos de internação, quando estiver operando com a capacidade total.

Modelo de assistência

“Vamos iniciar a operação realizando o acolhimento a todos os pacientes, que é uma forma de escutar as suas necessidades com o intuito de orientar e determinar uma ação. Esse encaminhamento é uma classificação do risco, ou seja, a gravidade com que o paciente se apresenta. O paciente crítico, com maior gravidade, terá o acesso imediato à assistência, onde todos os recursos serão designados para o atendimento, seja médico, de enfermagem ou aparato tecnológico”, explicou a diretora do Hospital do Subúrbio, Lícia Cavalcanti. Vão trabalhar na casa cerca de 400 funcionários no serviço social, fisioterapia e enfermagem, além de mais 145 profissionais do corpo médico. O hospital vai gerar 1,6 mil empregos diretos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading