O Ministério dos Transportes irá destinar no ano que vem R$ 17 bilhões para construção, recuperação e manutenção de rodovias. Desse total, R$ 5 bilhões serão aplicados em serviços de manutenção. Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Mauro Barbosa da Silva, este ano foram destinados R$ 12,5 bilhões para construção e recuperação e R$ 4 bilhões para manutenção das estradas.
“O caminho que estamos percorrendo com o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] é o caminho correto da politica de gestão de transportes”, disse Silva, ao comentar hoje (16/09/2010) os resultados da pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as condições das estradas brasileiras.
A pesquisa mostrou que, atualmente, 14,7% das estradas avaliadas foram consideradas ótimas, 26,5% boas, 33,4% regulares, 17,4% ruins e 8% péssimas. O presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, disse que o governo projeta chegar em 2014 com a rede rodoviária federal pavimentada apresentando apenas 5% de estradas consideradas ruins, 10% regulares e 85% em ótimo ou bom estado de conservação.
Para Pagot, o aumento da frota nacional tem dificultado a manutenção das rodovias. Segundo ele, entre os anos 2000 e 2009, a frota passou de 29,5milhões de veículos para 59,4 milhões. “Nossa malha, além de ser antiga, tem problemas de implantação de obras. Nós vamos conservando, mas, ao mesmo tempo, amplia-se a frota de caminhões”.
Pagot admitiu que, além da manutenção, é preciso investir em novas rodovias e na mudança da matriz de transportes no país, com a inclusão de mais ferrovias e hidrovias. “A modificação da matriz de transportes é mais que necessária para dar competitividade e integrar algumas regiões”, ressaltou.
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