Programa científico da FAPESB recicla computadores usados

Aqueles computadores velhos que ficam ocupando espaço em casas e em empresas podem ser doados para o processo de metareciclagem, desenvolvido por pesquisadores da Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) em 12 comunidades de Salvador. Além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o lixo eletrônico, o programa científico Metarede simultaneamente promove a inclusão sociodigital.

Em parceria com associações de moradores, o Metarede desenvolve cursos de manutenção de microcomputadores, instalação e operacionalização de software livre e treinamento de gestão e empreendedorismo.

De acordo com o coordenador da iniciativa, Hugo Saba Pereira, o projeto viabiliza a criação de centros de informática para a capacitação profissional dos jovens. Ele explica que os equipamentos utilizados na criação dos centros de informática são provenientes do processo de Metareciclagem desenvolvido pelos membros das comunidades participantes, e os utilizados no projeto são de doações feitas pela população e entidades. Após a manutenção, os computadores são vendidos a preços populares ou doados para organizações não governamentais.

O coordenador social da Sociedade Recreativa Beneficente do Engenho Velho da Federação, José Santos, afirma que o projeto atendeu muito os adolescentes, facilitando o seu acesso a um curso de informática gratuito e de qualidade.

A estudante Tamires Ribeiro, 16 anos, é uma das 21 alunas do curso no Engenho Velho da Federação. Para ela, o projeto possibilita o acesso ao mercado de trabalho. “Tudo hoje é computação e aprendendo a fazer manutenção de micros tenho a possibilidade de conseguir emprego e até abrir um próprio negócio”.

O diretor de Inovação da Fapesb, Elias Souza, explica que a linha de pesquisa visa a busca de soluções simples para problemas complexos de desigualdades sociais. Por este motivo, o Metarede é realizado em comunidades com baixo índice de desenvolvimento. “Assim, os nossos pesquisadores são estimulados a buscar soluções tecnológicas e inovadoras, aliando a pesquisa acadêmica com saberes populares, tradicionais e locais”.

Os principais equipamentos utilizados no processo de metareciclagem são computador com ou sem monitor, monitores, fonte de energia, HD, memória, mouse, notebook, teclado, processador e outros possíveis recursos tecnológicos.

Locais para doação

Os equipamentos podem ser doados em um dos 12 núcleos de informática, onde funciona o projeto – Engenho Velho de Brotas, Uruguai, Baixa do Fiscal, Alto do Cabrito, Engenho Velho da Federação, Pero Vaz, Costa Azul, Alto de Santa Terezinha, Boca do Rio, Saramandaia, Tancredo Neves e Saubara. A pessoa interessada em doar os materiais tecnológicos pode também ligar para o número (71) 8295-9655 ou acessar o site da Metarede para mais informações.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading