O Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), entrega, na segunda-feira (27/09/2010), o troféu “Amigo do Transplante” a profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos. A solenidade será às 9 h, no auditório do órgão, no CAB, com a presença do secretário Jorge Solla e do coordenador do Sistema, Eraldo Moura, que na ocasião realizará palestra sobre a situação dos transplantes no Brasil e na Bahia.
A iniciativa integra a programação da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorada na última semana de setembro, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de Saúde, com o objetivo de divulgar informações sobre doação e transplante de órgãos para sensibilizar a população sobre a importância de doar órgãos.
Em sua terceira edição, o troféu será entregue às empresas de ônibus, Viação Águia Branca, Camurugipe, São Luis e Santana, aos médicos Jorge Bastos, Patrícia Fernandes Marback, Carlos Marcílio e Margarida Dutra, ao diretor do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, César Martins, e ao chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Expedito Barbosa dos Santos.
Este ano, na Bahia, foram registradas, entre os meses de janeiro e agosto, 30 doações de múltiplos órgãos. No mesmo período, realizados 22 transplantes de fígado, 47 de rins, 96 de córneas e 17 ósseos. Para o médico Eraldo Moura, o elevado índice de negativa familiar – mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação – é um dos maiores obstáculos para a ampliação do número de transplantes no estado.











Deixe um comentário