Carteira de identidade eletrônica facilitará vida do cidadão, crê senador

A partir de dezembro o governo vai expedir os primeiros 100 mil RICs – o Registro de Identidade Civil -, na prática um cartão semelhante aos de crédito que será a nova carteira de identidade dos brasileiros. A principal vantagem será reunir em um único documento informações hoje espalhadas por muitos – como o RG, o Título de Eleitor, o CPF e o Pis-Pasep, entre vários outros. O registro também trará a foto, a assinatura e a impressão digital da pessoa, todas detectáveis por meio de leitura eletrônica.

Outra grande inovação será um novo número com 10 dígitos que vai valer para todo o território brasileiro. O mecanismo serve para evitar fraudes, já que hoje é possível ter mais de uma identidade, expedidas por estados diferentes. Um dos órgãos que participa deste esforço é o Serpro – o Serviço de Processamentos de dados do governo, que foi presidido de 92 a 94 pelo hoje senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais. Ele teme, no entanto, que a junção de todas as informações em um documento prejudique a privacidade do cidadão. (EDUARDO AZEREDO): O risco que existe apenas é que quando você coloca todas as informações em um documento apenas, você pode ter a privacidade de alguma maneira mais afetada, porque todas as suas informações em tese estariam em um documento só.

(REP): O objetivo do governo é que 2 milhões de brasileiros já tenham a nova carteira de identidade no ano que vem. Em dezembro receberão esta nova carteira 20 mil pessoas em Brasília, 20 mil no Rio de Janeiro e 20 mil na Bahia, 14 mil em Nísia Floresta no Rio Grande do Norte, 11 mil em Hidrolândia, em Goiás e 11 mil em Rio Sono, no Acre, além de outras 4 mil na Ilha de Itaparacá em Pernambuco.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading