A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) realizou reunião com representantes da Associação de Moradores da Comunidade do Sertanejo, localizada na avenida Heitor Dias, e da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) para discutir sobre as garantias de mobilidade segura dos moradores da região da Rótula do Abacaxi e do seu entorno, devido às obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos.
Participaram do encontro, na terça-feira (19/10/2010), Reginaldo Fernandes (gerente de projetos) e Amauri Guimarães (transporte e pesquisa), da Transalvador, o coordenador social Silvio Matos e o arquiteto Rafael Teixeira de Freitas, da Conder, o presidente e o vice da Associação de Moradores, Ademir José Souza e Edilton Pereira, respectivamente.
Amauri Guimarães garantiu a execução do projeto inicial, vinculado à Prefeitura de Salvador, que assegura a criação de baias para ônibus, com abrigo, em todo o entorno da região da Rótula do Abacaxi. Ao todo serão sete, sendo uma próxima ao Supermercado Extra e outra do lado oposto.
Também serão construídas baias na subida da Ladeira do Cabula, em frente ao Supermercado Atacadão, na pista contrária, defronte ao estabelecimento, após a entrada da rua do Sertanejo, na via contrária, próximo à entrada da rua Jorge Novis, e na avenida Heitor Dias. Está prevista também a construção de duas passarelas nessa via.
A associação propôs que as áreas embaixo dos viadutos, na Rótula do Abacaxi, sejam utilizadas como espaços de lazer. O arquiteto Rafael de Freitas esclareceu que a ideia já integra o projeto como também áreas para estacionamento de veículos oficiais (viaturas da PM, ambulâncias e outros).
O líder comunitário Ademir Melo solicitará, por meio de ofício à Transalvador, que nem todos os ônibus passem pelo viaduto 14 (sentido Retiro-Iguatemi), indo alguns pela pista de baixo, para que as pessoas possam descer no ponto próximo ao Extra.
No documento, a associação pedirá também uma solução para a travessia de pedestres, com segurança, na avenida Barros Reis, para evitar atropelamentos. A ideia inicial é a colocação de impedimentos, tipo guard rail, permitindo que as pessoas façam a travessia somente na Rótula do Abacaxi, onde há um conjunto de sinaleiras. Reginaldo Fernandes, da Transalvador, informou que a sinalização definitiva só poderá ser instalada quando as obras forem finalizadas na Rótula do Abacaxi, porque há possibilidade de alterações no decorrer dos trabalhos.
Written by
Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Deixe um comentário