A oficialização da Câmera Setorial da Cadeia Produtiva do Charuto aconteceu na última quarta-feira (29/09/2010), pela manhã, na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas. O órgão vai funcionar como um canal permanente de comunicação entre os produtores de fumo e charutos com os governos Estadual e Federal.
Um dos objetivos da Câmara Setorial é reestabelecer a cadeia produtiva. Neste sentido uma esperança para o setor é a certificação do Nordeste como zona livre do Morfo Azul. Dessa forma as safras do fumo poderão ser exportado à China, possibilitando até o aumento na produção.
O presidente do SindiTabaco da Bahia, Ricardo Becker, fez um panorama histórico da produção de charutos no Recôncavo e das novas possibilidades de comercialização e exportação. Outra presença no encontro foi do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles.
No decorrer da cerimônia foi exibido um vídeo que trazia a história da cultura do fumo na Bahia, que por décadas sustentou muitas famílias da região do Recôncavo .
Atualmente 500 pessoas trabalham no setor tabaqueiro de Cruz das Almas. Em outros anos esse número foi muito maior. Cerca de 18 entidades compõem a Câmara Setorial.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




