Cuba liberta presos políticos

Brasília – O governo cubano libertou ontem (21/10/2010) os presos políticos Rolando Jimenez Posada, Arturo Suarez Ramos e Ciro Perez Santana que foram levados para a Espanha. As informações são da agência portuguesa Lusa.

Também ontem, a Igreja Católica de Cuba divulgou a libertação de mais cinco presos políticos – quatro homens e uma mulher – membros de um grupo de 75 dissidentes condenados em 2003 no país. Com mais essa liberação, chega a 47 o número de dissidentes que aceitaram viver na Espanha e foram libertados.

Esta semana, o cubano Guillermo Fariñas, 48 anos, que ficou 11 anos preso e fez greve de fome até a libertação dos primeiros presos políticos de Cuba, foi escolhido como o vencedor do prêmio de direitos humanos (Sakharov) concedido pelo Parlamento da União Europeia.

Esta é a terceira vez que a dissidência cubana recebe a premiação, no valor de 50 mil euros (cerca de R$ 116 mil). O prêmio é entregue a “indivíduos excepcionais que combatem a intolerância, o fanatismo e a opressão”, segundo as normas do conselho do parlamento.

*Com informações da Agência Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading