
Novo sistema considerado melhor que antigo
O novo sistema de iluminação pública que está sendo instalado na estrada a que liga a BR-116 Norte à sede do distrito da Matinha tem aprovação dos moradores. Serão mais de 100 pontos de iluminação distribuídos nos 6 quilômetros de extensão da via.
Além da substituição e acréscimos de postes, os braços de luz de um metro estão sendo substituído por de três metros e de lâmpadas de 70W de vapor de sódio por outras de 250W do tipo metálica.
O estudante Luciano Moreira reclama da antiga iluminação, justificando que as lâmpadas antigas não clareiam muito e em alguns trechos da via não há postes de luz. “Com o trajeto todo iluminado será mais fácil para transitar a noite”, destaca.
Segundo a trabalhadora rural Maria Regina de Santos o benefício será não apenas para os motoristas, mas para toda comunidade do distrito.
“Com uma iluminação melhor diminui os riscos de acidentes”, frisa.
Maria Regina do Santos também destaca a melhoria no trânsito da estrada da Matinha, proporcionada pela pavimentação executada pela Prefeitura de Feira de Santana.
“Mesmo sem o serviço está completo já percebemos a diferença. Antes, da sede do distrito ao bairro Cidade Nova, gastávamos mais de uma hora de transporte; agora o mesmo trajeto é feito em pouco mais de 20 minutos”, constata.
Pavimentação asfáltica na Mangabeira
Rua Tupinambá é principal corredor de tráfego
O Governo Municipal vai promover a segunda etapa de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) da rua Tupinambá. Na primeira etapa foi urbanizado o no bairro São João e, agora, as intervenções chegam à artéria no trecho que corta o bairro Mangabeira.
O serviço de pavimentação será executado entre o Anel de Contorno até a rua Iguatemi, no bairro Mangabeira. A rua Tupinambá é o principal corredor de tráfego para a região, cortando o bairro, e possui antiga pavimentação a paralelepípedo, bastante danificada pela ação do tempo.
A situação da artéria foi verificada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quarta-feira (13/10/2010), ao constatar o péssimo estado de conservação da via pública. Observou que com a iniciativa, o fluxo de veículos vai facilitar, contribuindo principalmente para melhorar o deslocamento do transporte coletivo urbano.
Morador do bairro, o policial Raimundo Borges ressaltou a importância dos investimentos na melhoria da pavimentação das vias públicas. “A pavimentação vai modernizar bastante o bairro, além de facilitar o tráfego dos veículos, acabando com as buraqueiras. Nosso bairro está ficando cada vez melhor, inclusive com a construção de praça. O prefeito Tarcízio Pimenta já fez muito pela Mangabeira e certamente vai fazer ainda muito mais”, ressaltou.
Idosos satisfeitos com o novo Centro D.Zazinha
Novo centro mais amplo e totalmente adaptado
Os idosos que participam das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência D.Zazinha Cerqueira estão satisfeitos com as novas instalações. A adaptação ao espaço, segundo eles, ocorreu da melhor forma. Os pontos positivos do novo equipamento e benefícios proporcionados foram avaliados por eles nesta primeira semana de funcionamento.
Para Raimunda Maria da Silva, que participa das oficinas de artesanato e faz hidroginástica, “o Centro D.Zazinha está perfeito, pois agora tem salas amplas e estrutura adequada”.
De forma semelhante, analisa Célia Miriam Lopes, que participa dos cursos de pintura, vagonite e hidroginástica. “Agora tudo está mil maravilhas. Temos mais espaço, um jardim lindo e até recebemos a visita de passarinhos, que aparecem pela tarde para cantar e distrair todos nós”, comenta.
Igualmente as colegas, Maria de Lourdes Santana considera que a substituição do espaço anterior pelo atual foi positiva. “A substituição foi nota dez. Esta atenção especial dispensada pelo Governo Municipal nos deixa felizes e com isso nos sentimos mais valorizados”, ressalta.
No Centro de Convivência D.Zazinha Cerqueira, os idosos são acompanhados gratuitamente por psicólogas, assistentes sociais e enfermeiras e participam de oficinas de artesanato, pintura, bordado, arte e costura.
Nas novas instalações estão salas de leitura, salão de beleza, mini-horta e área verde composta por diversas plantas, flores e bancos de assentos. O espaço está totalmente adaptado com rampas e piso tátil para atender as necessidades e anseios da terceira idade.
UBS da Mangabeira será reformada
Intervenções anunciadas pelo prefeito, nesta quarta-feira (13/10)
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Nascimento Souza, na rua Tupinambá, bairro Mangabeira, será reformada e modernizada pelo Governo Municipal, com a inclusão digital a partir da implantação do programa Saúde Digital. As intervenções foram anunciadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (13/10), e devem ser iniciadas dentro em breve.
Construída em 1992, a UBS oferece atendimento médico nas especialidades de pediatria, ginecologia e clínica médica, além de odontologia e enfermagem. A unidade atende, em média, conforme a auxiliar de enfermagem Cristiane Regina de Castro, entre 100 a 120 pessoas por dia, inclusive com imunização.
A intervenção na unidade vai envolver reforma geral, manutenção nas instalações elétrica e hidráulica, pintura geral, além de restauração de esquadrias de portas e janelas. Também será feita manutenção de telhado, dos sanitários e ainda substituição de alguns móveis.
Com as intervenções, o Governo Municipal também vai implantar o programa Saúde Digital, integrado à rede já em funcionamento em diversas unidades de saúde, inclusive policlínicas, agilizando o atendimento aos pacientes com a total informatização dos serviços.
Manutenção frequente em praças e jardins
Com a chegada da primavera, os cuidados se intensificam
Praças e jardins do município recebem manutenção frequentemente, com serviços de poda, molhação, retirada de ervas daninhas e limpeza em geral. Neste período da Primavera, quando árvores e plantas florescem e a temperatura tende a aumentar, os cuidados se intensificam com a molhação diária e a adubação.
Segundo o diretor do Departamento de Manutenção em Áreas Verdes, Jurandir Borges, a manutenção de árvores requer a poda de levantamento, rebaixamento ou diminuição da copa. Porém, ele diz que a temperatura da cidade é muito alta e as árvores não se desenvolvem muito, levando a necessidade de podar as árvores da cidade a cada quatro ou seis meses.
“Em seis praças nós mantemos um funcionário fixo, como nos bairros Morada das Árvores, Mangabeira e ACM, e no conjunto Luís Eduardo Magalhães em função do fluxo de visitantes”, conta. Já nas outras praças do município, a manutenção é feita a cada 45 dias.
Borges informa ainda que em razão das altas temperaturas neste mês, o Departamento foca na molhação e manutenção de plantas e jardins. “Como a gente opta por plantas mais resistentes, molhamos algumas espécies a cada três dias ou retornando dois dias depois”, acrescenta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




