Olhar atento | Por Roque do Carmo Amorim Neto

À medida que o tempo avança em direção ao final do ano, tenho a impressão de que os dias são mais curtos e as horas parecem voar. Se no relógio nada de fato mudou, em minha percepção a vida está bem mais agitada do que antes e em alguns momentos até mesmo sufocante. Tem sido comum ir para a cama depois de 1h30 da manhã e levantar cinco horas depois para continuar trabalhando. Em meio a uma agenda na qual até mesmo o período de almoço é reduzido a nada mais do que 15 minutos, eu deveria estar me sentindo perdido e absolutamente cansado. Contudo, nunca estive mais feliz e cheio de energia do que nestes últimos meses. Qual o segredo? Um olhar atento…

Nas últimas semanas tenho colocado toda minha atenção nos ideais que me movem. Não quero perdê-los de vista nem mesmo por um segundo, pois sem eles corro o risco de seguir por caminhos errados, ou simplesmente desanimar. Quanto mais atarefado, mais concentrado nos meus objetivos preciso ser. E quanto mais atento ao ponto de chegada, menos pesada a jornada parece ser.

Tenho um projeto. Sei onde quero chegar, e isto faz toda diferença no modo como lido com o tempo, com as pessoas e comigo mesmo. Afirmar que tenho um projeto, um destino, não significa que eu já esteja lá ou que pelo menos esteja muito perto de alcançá-lo. Esta afirmação apenas expressa a minha intencionalidade. Mesmo sem conhecer exatamente que caminho estou tomando, a certeza do ponto de chegada me ajudará a reconhecer a hora de tomar um atalho, a hora de retroceder e também a hora de avançar obstinadamente. É como se o propósito que me atrai também me guiasse, fosse uma espécie de mapa interior.

Quando era criança ouvia com frequência os adultos de minha família repetirem que “para quem não sabe o que quer, qualquer coisa basta!”. Aprendi desde aquele tempo a não me contentar com qualquer coisa. Se posso ser o melhor de mim, por que me contentar com qualquer faceta minha? Se posso ser um vencedor, por que me satisfazer com a derrota?

Ter metas implica necessariamente um planejamento. Não chegarei a ser membro da seleção brasileira de futebol, sem ter passado por meses, anos, de treinos intensos. Pessoas sem metas são mais propensas a desistir facilmente de projetos, sonhos, compromissos e até de si mesmas. E não que sejam pessoas ruins. Elas apenas não encontram sentido naquilo que estão fazendo. Sentem-se como se fossem soldados em uma guerra que não lhes diz respeito.

Desenvolver um senso de propósito mudará completamente minha vida. Melhor dito, mudará completamente o modo como me relaciono com a vida, o tempo, e aquilo que está dentro e fora de mim. A falta de um sonho, de um destino a ser alcançado facilmente leva ao tédio, e do tédio à depressão.

Dos campos de concentração na Europa de décadas passadas às ruas de São Paulo do futuro, o senso de propósito na vida, o olhar atento para os ideais, faz com que a vida se torne como uma ciranda, leve e agradável. Mesmo os problemas parecerão menos assustadores, porque quem sabe onde chegar colocou o poder sobre si dentro de si mesmo, enquanto outros deixam o ambiente lhes controlarem.

Olhe para o passado, veja de onde você veio. Perceba quem você é, onde você está agora. Lance um olhar apaixonado para o futuro, pois no final das contas, você é aquele que percorre a estrada, e também é aquele que está lá no ponto de chegada com os braços abertos, louco para reencontrar a si mesmo. Você se torna o destino que você sonhou!

*Por Roque do Carmo Amorim Neto.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading