
Previsão é da União Internacional de Telecomunicações, UIT; segundo agência da ONU, mais de 90% da população mundial têm acesso a rede de celulares e 143 países já oferecem serviços 3G.
Um relatório da União Internacional de Telecomunicações, UIT, informou que até o fim deste ano, 2 bilhões de pessoas estarão conectadas à internet em todo o mundo.
Segundo o relatório “O Mundo em 2010: Fatos e Números da Tecnologia de Informação e Comunicação”, a quantidade de usuários online dobrou nos últimos cinco anos.
Desenvolvimento
Desde 2009, mais 200 milhões de pessoas se conectaram à rede mundial elevando o total para 1,6 bilhão de usuários.
A maioria deste crescimento ocorre nos países em desenvolvimento. A agência da ONU estima que até o fim de 2010, mais de 70% da população dos países desenvolvidos estão usando a internet. Já o acesso à telefonia celular deverá se estender a 5,3 bilhão de pessoas em todo o mundo.
O número é mais que três vezes maior que o de usuários nos países pobres.
Europa e África
As diferenças regionais também são grandes. Enquanto a Europa tem mais de seis em cada 10 habitantes conectados, a África tem somente 1.
Para o secretário-geral da UIT, o acesso à banda larga será a próxima fase de transformação tecnológica.
Segundo Hamadoun Touré, com a banda larga, haverá mais geração de empregos, crescimento e produtividade. Ele destaca que o serviço é a ferramenta mais poderosa para se alcançar as Metas do Milênio da ONU.
O relatório da agência também informa que as assinaturas de telefone celular caíram nos países desenvolvidos nos últimos cinco anos. Já as adesões ao serviços de 3ª geração aumentaram mais de 10 vezes nessas nações.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




