Guiné-Bissau quer manter cooperação técnica com Brasil

Escola brasileira no país africano ajuda com formação de professores como parte da cooperação para consolidação da paz.

A Guiné-Bissau, o país de língua portuguesa no oeste da África, afirmou que quer manter sua cooperação técnica com o Brasil.

O governo brasileiro está contribuindo para o processo de consolidação da paz na Guiné, há alguns anos, em parcerias bilaterais e dentro do contexto das Nações Unidas.

Agentes de Polícia

Um dos resultados desta colaboração é a escola técnica brasileira aberta no país africano como contou à Rádio ONU, o novo embaixador guineense, em Nova York, João Soares da Gama.

“O Brasil tem cooperado com a Guiné-Bissau, não só no domínio do ensino. Portanto, há uma escola técnica brasileira que está a funcionar plenamente em Bissau. Mas também noutras áreas de formação de agentes de polícia. Enfim, em variadíssimas áreas. A questão da agricultura. E outros. Nós nos congratulámos muito com esta situação. A Guiné-Bissau, particularmente, a África toda, naturalmente, tem feito uma cooperação bastante substancial com o Brasil”, explicou.

O Brasil também está presidindo a estratégia de paz para a Guiné-Bissau. A iniciativa tem a liderança da embaixadora brasileira, Maria Luiza Ribeiro Viotti.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading