As Secretarias municipais de Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos estão mantendo desde a noite desta quinta-feira (09/12/2010) equipes de prontidão para atender as solicitações da comunidade relacionadas a problemas causados pela chuva.
Qualquer reclamação deve ser feita através telefones (75) 32603-7778, Departamento de Limpeza Pública; (75) 3602-4567, Desenvolvimento Urbano; e (75) 3604-0561 Departamento de Defesa Civil. As equipes das respectivas secretarias estão atuando tanto na correção quanto prevenção dos problemas.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, afirma que as principais reclamações recebidas até então estão relacionadas a entupimento de bocas de lobo devido ao descarte aleatório de lixos e entulhos, o que dificulta a drenagem de água nas ruas e provoca alagamentos.
Essas situações aconteceram em ruas como a Washington Luiz, Rio de Janeiro e Finlândia, onde funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano já agiram para minimizar os danos.
Em um dia chove o previsto no mês
Em apenas um dia, choveu mais em Feira de Santana que o previsto para todo o mês de dezembro. A análise é da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que registrou 72 mm de chuva somente na sede do município, em menos de 24 horas, contra a previsão de uma média de 70 mm de chuva para todo este mês. A Estação Climatológica também prevê mais chuvas com trovoadas nos próximos dias.
O monitoramento do índice pluviométrico no município de Feira de Santana também está sendo feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural. A análise do volume de chuvas que tem caído desde a tarde de quinta-feira (09/12) vem sendo feita tanto na zona urbana quanto rural.
O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, informa que o sistema de monitoramento da Prefeitura computou um volume de 72 mm de chuva na sede e entre 55 mm a 65 mm de chuva na zona rural, volume que varia entre os oito distritos feirenses.
Prefeitura certifica 1.426 alunos
O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, capacitou 1.426 alunos em 102 cursos artesanais e semi-profissionalizantes desenvolvidos este ano, tanto na zona urbana quanto rural. O encerramento foi realizado na tarde desta quinta-feira (09/12), na Igreja Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, 26, com apresentação de produções dos cursistas, muitos dos quais já começaram a atuar nas áreas, com a geração de trabalho e renda.
Ao entregar o certificado de Iraci Maria do Nascimento, aluna de curso de pintura em tecido, ministrado na zona rural, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância da iniciativa. “É de máxima importância para o Governo estar investindo na capacitação de vocês, qualificando a mão-de-obra para que possam serem inseridos no mercado de trabalho”, afirmou, ao ressaltou outros investimentos promovidos pela administração municipal na área social para valorizar o ser humano.
Começando a cerimônia com a tradicional saudação a Deus, o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, ressaltou a engajamento de 55 associações contempladas com a promoção dos cursos semi-profissionalizantes. “Aqui vemos pessoas que tiveram a oportunidade de começar a produzir. Estamos cumprindo nosso papel enquanto gestor municipal”, frisou.
Já a chefe da Divisão de Capacitação da Mão-de-Obra, Eliane Alves Oliveira, agradeceu ao prefeito por investir na promoção dos cursos semi-profissionalizantes e artesanais, que resultam em novas oportunidades para os alunos.
A mesma satisfação foi ressaltada pela diretora do Departamento do Trabalho, Ivone Vitória Fernandes Magalhães. Ela ressaltou a eficácia dos cursos com um grande aproveitamento dos participantes.
Guarda Municipal tem novo subcomandante
Os guardas municipais de Feira de Santana se reuniram na tarde desta quinta-feira (09/12), na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, no Ceaf (Centro de Atendimento ao Feirense), para participar do ato de posse do novo subcomandante da categoria, Marcos Vinícius Alves dos Santos.
De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, o guarda municipal nomeado vai poder desempenhar suas ações de forma efetiva, articulada e harmônica com a categoria.
“Acho que estamos resgatando os compromissos com uma instituição centenária. Durante muito tempo na história não se colocava um membro egresso da própria guarda no comando. Isso é motivo de comemoração”, disse.
Marcos Vinícius agradeceu ao prefeito Tarcízio Pimenta e garantiu que vai lutar para honrar a categoria. “Vivíamos jogados às traças no passado. Vou dar exemplo para oferecer a qualidade que a população merece”, declarou.
O novo subcomandante também é presidente da Associação dos Guardas Municipais. Alcançou o primeiro lugar no concurso público realizado para a categoria e tornou-se membro em março de 2006. Já foi militar das Forças Armadas durante seis anos e agente penitenciário do Conjunto Penal de Serrinha.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




