Ao menos seis soldados americanos morreram neste domingo em um ataque a bomba perto de Candahar, no sul do Afeganistão, segundo fontes militares da Otan (aliança militar ocidental).
Um oficial sênior do Exército afegão disse à BBC que um homem-bomba dentro de um carro alvejou um posto de averiguação perto de uma base comandada por afegãos e americanos.
Outros cerca de dez soldados de ambas as nacionalidades ficaram feridos.
Segundo informações obtidas pelo New York Times, os soldados tentaram parar o carro, mas o motorista os ignorou e colidiu o veículo com explosivos contra uma parede do posto.
Cerca de 700 soldados estrangeiros foram mortos no Afeganistão até o momento em 2010 – número já superior aos 520 mortos durante todo o ano de 2009.
Ofensiva anti-Talebã
O ataque ocorreu na região onde a Otan mantém uma ofensiva – que já dura meses – contra o grupo radical Talebã.
Os combates vêm se intensificando no sul do país, à medida que as tropas dos EUA tentam expulsar os radicais de seus bastiões, nas Províncias de Helmand e Candahar.
Comandantes americanos se dizem confiantes nos avanços da missão, mas o Talebã ainda tem presença clara na região, relata o correspondente da BBC Paul Wood.
Os americanos dizem que a expectativa é de enfraquecer os insurgentes, de forma que as tropas afegãs consigam enfrentá-los por sua conta, quando os Exércitos estrangeiros começarem a deixar o país, no ano que vem.
*Com informações da BBC Brasil
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




