Brasil registra aumento de HIV entre meninas e jovens

Informação é da Organização Mundial da Saúde; prevalência é maior também entre homens que têm relações sexuais com outros homens.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que o direito à saúde é fundamental na resposta ao HIV. Segundo a agência, os direitos humanos devem ser uma preocupação central em estratégias de combate à doença.

A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids neste primeiro de dezembro.

Inversão

Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, falou sobre a promoção de três zeros na luta contra o vírus: número zero de novas infecções, discriminação zero e quantidade zero de mortes por doenças relacionadas à Aids.

Numa entrevista à Rádio ONU, de Genebra, a médica da agência, Mariangela Simão disse que o Brasil está registrando um aumento de casos de HIV entre meninas e mulheres jovens.

“A doença cresce em algumas regiões, norte e nordeste, e também alguns grupos populacionais. Se você comparar meninos e garotas até 19 anos, entre as meninas há uma inversão de sexo. Há mais meninas com HIV que meninos. E, por outro lado, está se observando uma prevalência do HIV em jovens gays (homens)”, explicou.

Chance

Segundo um estudo do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, homens que fazem sexo com outros homens no Brasil têm até 10 vezes mais chance de contrair o vírus. A taxa de prevalência é de 10,5% para jovens gays e 0,8% para homens que não têm relações homossexuais.

Em nota, a OMS afirmou que, em todo o mundo, os grupos mais expostos ao risco do HIV, incluindo trabalhadores do sexo, usuários de drogas injetáveis, homens que têm relação sexual com outros homens e transexuais são também os que menos têm acesso a programas de prevenção da doença.

De 92 países pesquisados em 2009, apenas 36 ofereciam serviços de redução de danos.

Segundo as Nações Unidas, 80% de todas as mulheres contaminadas com o HIV no mundo vivem na África Subsaariana. No leste europeu, 50% dos soropositivos são também usuários de drogas injetáveis.

Na Holanda, na Espanha e na França até ¾ das novas infecções por HIV ocorrem em grupos de migrantes.

Em todo o mundo, cerca de 34 milhões de pessoas convivem com o vírus.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading