Brasil terá banco para armazenar material biológico

Para orientar a indústria farmacêutica na fabricação de remédios e ajudar nas pesquisas científicas, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) deu início hoje (03/04/2011) à obra do Centro Brasileiro de Material Biológico, no Campus de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Orçado em R$ 11,5 milhões, e com o objetivo de armazenar microrganismos (bactérias, fungos e leveduras), além de células animais, o banco funcionará como uma reserva técnica, disponível a partir de 2012. Ele deve receber também coleções de referência de outras instituições do país e estrangeiras.

“Para ninguém [pesquisadores] querer reinventar a roda, é importante um complexo com esse material disponível. Um lugar confiável e seguro no qual é sabido que o material não será desencaminhado. É uma infraestrutura para todo o desenvolvimento biotecnológico brasileiro”, disse o presidente do Inmetro, João Jornada.

Em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o complexo também servirá para armazenar patentes de microrganismos produzidos no país, facilitando o registro de propriedade, poupando tempo e dinheiro dos pesquisadores.

“Toda vez que se desenvolve algum tipo de microrganismo, esse material pode dar origem a patente. Até hoje, ele era depositado em instituições fora do Brasil, enfrentando uma série de complicações alfandegárias e de segurança”, afirmou o presidente do Inpi, Jorge Ávila.

Atualmente, o armazenamento de mostra desses microrganismos para registro de patente é feito fora do país. Geralmente, em bancos na Alemanha ou nos Estados Unidos. Com a criação do depósito do Inmetro, também será possível guardar material parabackup, destacou Jornada.

Deve fazer parte do centro de material biológico, o Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ), que funcionava na universidade federal do estado, na zona norte da capital fluminense e foi transferido para Xerém. O laboratório tem 350 amostras de células armazenadas por meio de nitrogênio.

Durante a visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao centro, o Inmetro também anunciou a conclusão do material que servirá de modelo para o fármaco captopril, distribuído para pacientes com hipertensão.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading