Fórum amplia diálogo entre estado e secretários municipais da agricultura

Em reunião, nesta sexta-feira (17/12/2010), na sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo, cerca de 300 secretários municipais da Agricultura, no estado, decidiram aceitar a proposta da secretaria estadual (Seagri) de criação do Fórum Estadual de Secretários de Agricultura da Bahia para debater os problemas do setor e as alternativas de solução.

O secretário Eduardo Salles explicou que assim será possível planejar o desenvolvimento dos municípios. O encontro contou com a participação de todos os superintendentes e diretores dos órgãos vinculados à Seagri e a expectativa é que a primeira reunião do fórum aconteça até o mês de maio de 2011.
De acordo com o secretário de Ibirataia, Dorgival Neto, “desburocratizar o acesso aos programas é a prova de que o que é bom pode sempre melhorar. Este evento abriu as portas para a democracia na agropecuária baiana”. O secretário de Maracás, Gilmar Rocha, disse que o “encontro foi de grande importância para a elaboração de um plano de assistência técnica e extensão rural, além de permitir aos secretários ter acesso a informações essenciais para o desenvolvimento rural sustentável e a elaboração e encaminhamento de projetos”.
O secretário de Jequié, Walter Filho, considerou a reunião “um marco para o crescimento da agricultura familiar no município”. Seu colega de Itagi, Railton Ramos, afirmou que “esse momento representa para a nossa região o estreitamento das relações entre a Seagri e os municípios, na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio da Bahia”
Um marco histórico para a agropecuária do estado é como avalia o evento o secretário de Mucuri, Jair Gustavo, acreditando numa melhora ainda mais da aplicação das políticas públicas voltadas para agricultura. Para o secretário de Iaçu, Jordilton Couto, “o evento é a prova de que a agropecuária da Bahia vem sendo tratada com seriedade. Estamos vivendo a época em que cada secretário pode amadurecer seus conhecimentos com os programas criados em favor da agricultura familiar”.
Parceria 
Na opinião do presidente da Ebda, Emerson Leal, a iniciativa é fundamental para que haja uma mudança na agricultura familiar da Bahia, melhorando a condição de vida dos agricultores. Para o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, Jairo Vaz, o encontro cria oportunidades de se estabelecer políticas públicas agropecuárias regionalizadas voltadas para cada região do estado. “O que é bom para o semiárido pode não ser bom para o extremo sul. Por intermédio desse encontro, pode-se definir o que é melhor para cada município e região”.
O diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, avaliou que o encontro trará importantes ganhos para a agropecuária baiana à medida que promove o debate sobre as demandas de cada um dos municípios do Estado. Para o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, a agropecuária do estado precisa estar unida. “É dessa forma que poderão ser construídas políticas públicas voltadas para cada um dos 26 territórios de identidade, de forma a atender às necessidades regionais”.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading