Mídia do Paquistão admite ter publicado falsos telegramas do WikiLeaks

Jornais paquistaneses admitiram nesta sexta-feira que eram falsos os telegramas publicados no dia anterior apresentados como vazamentos do site WikiLeaks e que criticavam a vizinha – e adversária – Índia.

Os falsos telegramas eram atribuídos à diplomacia americana e pareciam “confirmar” visões contra a Índia defendidas pela extrema direita paquistanesa.

Alguns telegramas acusavam a Índia de genocídio na Caxemira – região disputada pelos dois países – e ridicularizavam um general indiano.

Outros diziam que espiões indianos estavam apoiando militantes nas áreas tribais do Paquistão e que o Exército indiano era dirigido por “facções” e apoiava “grupos hindus fanáticos”.

História “duvidosa”

O jornal britânico Guardian, que teve acesso direto a todos os telegramas vazados pelo WikiLeaks, disse ter feito uma busca detalhada em sua base de dados, sem encontrar nenhum dos telegramas citados pela imprensa paquistanesa.

O jornal paquistanês The News disse nesta sexta que, após “averiguações mais profundas”, descobriu “que a história era duvidosa e pode ter sido plantada”.

O Express Tribune, jornal paquistanês afiliado ao britânico International Herald Tribune, publicou uma retratação em sua primeira página, dizendo “arrepender-se profundamente de ter publicado a matéria sem mais averiguações e desculpando-se por qualquer inconveniente”.

Já Jang, outro jornal que publicou os telegramas, não mencionou o tema nesta sexta, e o Nation manteve sua crença na história, alegando em um editorial que a “verdadeira face da Índia” havia sido exposta.

Acredita-se que os falsos telegramas tenham sido plantados pela Inteligência paquistanesa e parecem ter sido divulgados inicialmente pela agência paquistanesa Online.

Segundo o correspondente da BBC em Karachi Syed Shoaib Hasan, a Online é conhecida por seus elos com o serviço de Inteligência do país.

Um porta-voz do Alto Comissariado indiano em Islamabad (capital paquistanesa) se disse “horrorizado” pelo fato de dados falsos terem atraído tanta atenção.

*Com informações da BBC Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading