A bancada do Partido dos Trabalhadores reuniu-se, nesta terça-feira, para discutir o perfil da candidatura e as articulações para aglutinar um amplo apoio na votação para a Presidência da Câmara dos Deputados, prevista para fevereiro de 2011.
Três nomes devem disputar o cargo pelo PT, que terá a maior bancada da Câmara na próximalegislatura. São eles: o atual líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP); o primeiro-vice presidente da Câmara, Marco Maia (RS); e o ex-presidente da Casa Arlindo Chinaglia (SP). João Paulo Cunha (SP), também ex-presidente da Câmara, desistiu da candidatura.
Maia acredita que o nome do candidato será definido até dia 20 deste mês, com o apoio da maioria da base aliada que ajudou a eleger Dilma Rousseff à presidência da República.
“Há uma disposição da bancada de propor o rodízio na Presidência da Câmara, em um acordo com o PMDB, que nós queremos que também seja estendido aos outros partidos da Casa.” Maia acrescenta que a intenção é compartilhar os demais cargos da Mesa Diretora com os partidos. “O importante é que o nome escolhido não seja apenas o melhor para o PT, mas fruto do diálogo com o conjunto dos deputados.”
Nome de consenso
Cândido Vaccarezza acredita que não haverá necessidade de votação dentro da bancada e que, portanto, surgirá um nome de consenso para assumir a candidatura petista à Presidência da Câmara.
Arlindo Chinaglia também prega o discurso da unidade partidária. “É uma oportunidade importante para que os deputados reeleitos ou eleitos para o primeiro mandato expressem, para um coletivo, as suas opiniões sobre a política como um todo. A minha expectativa é um bom debate político para construir a unidade da bancada e um bom processo de decisão.”
Durante a reunião de bancada nesta tarde, os petistas discutiram ainda as perspectivas e os desafios dos deputados na sustentação do Governo Dilma, a partir do próximo ano.
*Com informações da Agência Câmara
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




