Senado dos EUA aprova pacto nuclear com a Rússia

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira um pacto nuclear com a Rússia que prevê a redução dos arsenais nucleares dos dois países.

Setenta e um senadores votaram a favor do tratado, conhecido como Tratado Estratégico de Redução de Armas (Start, na sigla em inglês), cuja ratificação é vista como fundamental para as boas relações entre Moscou e Washington. Outros 26 parlamentares rejeitaram o projeto.

A ameaça de que o texto não fosse aprovado pelo senado levou figuras-chave do governo a se mobilizar para convencer parlamentares republicanos a respaldar o tratado.

No final, vários senadores republicanos, integrantes da oposição ao presidente Barack Obama, acabaram aprovando a proposta.
Ameaças
O tratado, assinado em abril por Obama e pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, espera agora aprovação pelo Parlamento em Moscou, o que deve ocorrer no ano que vem.
Segundo o correspondente da BBC em Washington Iain Mackenzie, a oposição vinha ameaçando adiar a aprovação do Start para o ano que vem, alegando que o pacto iria restringir a capacidade de os Estados Unidos desenvolver um sistema de defesa antimísseis no futuro.
Eles também exigiram do governo que mais verbas fossem investidas na atualização do arsenal que permanecesse, caso o texto fosse aprovado.
O governo russo já havia publicamente criticado a possibilidade de que o texto do acordo, resultado de uma delicada negociação, fosse mudado pelos senadores em Washington.
Na segunda-feira, o chanceler russo, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, indicou que Moscou não aceitaria quaisquer alterações e que, caso elas fossem adotadas, isso significaria que o fim do tratado.
Redução
O Start reduz os arsenais dos Estados Unidos e da Rússia para 1,5 mil ogivas nucleares, um corte de cerca de 30% do limite de oito anos atrás.
O pacto também limita a 700 o número de mísseis e de aviões de bombardeio nuclear que podem ser acionados.
Além disso, estabelece um novo mecanismo para o envio de inspetores a instalações nucleares em outros países.
Desde que o tratado Start anterior expirou, em dezembro de 2009, Rússia e Estados Unidos não estão conseguindo conduzir inspeções em seus respectivos arsenais nucleares – trazendo incertezas sobre o que cada lado está fazendo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading