Implantado para atender criadores de ovinos e caprinos do Piemonte Norte do Itapicuru, Senhor do Bonfim ganha o terceiro Centro Vocacional Tecnológico Territorial da Bahia (CVTT), que será inaugurado nesta sexta-feira (10/12/2010), às 17 horas, com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, Feliciano Monteiro, e do município, Paulo Batista Machado.
O CVTT contempla também os municípios de Campo Formoso, Jaguarari, Juazeiro, Jussara, Andorinha, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu e Filadélfia, incluídos no Território do Piemonte Norte do Itapicuru, e é voltado para os derivados da carne.
O equipamento vai agregar valores ao município, que desponta, hoje, com o Núcleo Genético da Ovinocaprinocultura da Bahia. Servirá, ainda, como centro de referência de modernização e inserção de novas tecnologias para toda a região, sobretudo em técnicas de corte e abate de animais.
Base Científica
“Com o CVTT, Senhor do Bonfim oferecerá ‘expertise’ no ramo para todos os municípios da região, já que produz animais altamente selecionados da raça Dorper”, comemora o veterinário Hélcio Souza, da associação local dos criadores de caprinos e ovinos.
Para dinamizar o setor, o Governo da Bahia implantou frigoríficos em vários municípios da região. A estrutura do novo CVTT conta com uma sala de videoconferência, cozinha experimental, sala de refrigeração, de cortes de carnes e derivados, recepção, sala para administração e incubadoras de empresas.
Para a implantação do equipamento, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) investiu R$ 600 mil e a Prefeitura de Senhor do Bonfim arcou com a contrapartida de R$ 67 mil.
O Centro é uma importante ferramenta para elevar a base científica da Bahia, pois atua na capacitação tecnológica e profissional de jovens e adultos, além de atrair empreendedores locais em busca de novos negócios e aportes tecnológicos.
Destinado à mecânica automotiva, o primeiro CVTT foi implantado em Feira de Santana e já treinou cerca de 500 alunos. O segundo funciona em Tancredo Neves para estimular a mandiocultura. O moderno laboratório instalado no centro já realizou as primeiras análises do solo e da água, que antes eram feitas fora da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




